Acompanhamento e Revisão Orçamentária

O acompanhamento e revisão orçamentária são fatores importantes para a evolução de uma empresa. Ele precisa ser realizado todo mês, para verificar se a empresa esta indo no caminho certo ou não.

Nesse processo são usadas ferramentas relevantes, como indicadores de desempenhos, ajudando a empresa a tomar decisões importantes. A partir daí a empresa poderá elaborar provisões desenvolvidas no modo de cenário econômico.

O que é acompanhamento orçamentário?

O acompanhamento orçamentário é uma etapa da gestão orçamentária, onde o objetivo é nos resultados. Quando a empresa cria um orçamento, calcula cenários e aprova um planejamento orçamentário, ela necessita de medidas para fazer o acompanhamento de seu crescimento de forma que garanta que as metas traçadas serão obtidas.

No acompanhamento orçamentário são usadas algumas ferramentas como relatórios gerenciais, análises gráficas e indicadores de desempenho. Com essas ferramentas, as empresas têm a possibilidade de atuarem conforme os dados e as informações, seguindo para muito além do ponto de vista pessoal.

Com essas ferramentas é possível analisar o histórico de crescimento da empresa, e conferir o que foi executado com aquilo que foi idealizado.

O que é Revisão Orçamentária?

É na revisão orçamentária que há uma nova consideração das metas combinadas na fase do planejamento orçamentário, para um especifico período de tempo. É quando os cenários calculados acontecem por interferências de fatores externos descontrolados ou por alterações no olhar tático da empresa.

Sempre que as empresas e seus mercados de ações passarem por uma interferência de várias razões externas, será preciso que a empresa reveja o orçamento para endireitar seus alvos e propósitos ao mais novo cenário.

Quando deve ser feito a Revisão Orçamentária?

A revisão orçamentária deve ser feita quando a empresa perceber que as ideias vigentes não dão mais resultados.

Ou seja, quando a empresa identificar que os projetos da atualidade já não se harmonizam mais com as metas que a empresa deseja obter, então este é a hora determinante de se fazer uma revisão orçamentária. Essa revisão é importante para a empresa continuar crescendo em condições favoráveis.

Como fazer o acompanhamento e a revisão?

Para este processo é importante que as empresas criem de forma correta o seu orçamento empresarial para a época e elabore cenários diferentes para as eminentes condições possíveis para a companhia. Também é importante que o acompanhamento e a revisão orçamentária sejam feitas de forma regular, verificando o progresso das atuações e alvos estipulados, assim como suas variações.

Apenas desse modo, a empresa ficará preparada para qualquer modificação, seja ela no âmbito interno ou externo, agindo de modo rápido e com eficiência, diminuindo os riscos e aumentando as possibilidades.

O acompanhamento e revisão orçamentária devem ser realizada com base em uma verificação, de tempos em tempos, entre o que foi estimado e o que foi de fato feito. Somente depois dessa análise, é que será feito os ajustes necessários para colocar as perspectivas em prática.

Adicionar comentário