antecipação de recebíveis online

Antecipação De Recebíveis Online | Como Funciona? É Seguro?

A antecipação de recebíveis online é uma alternativa para os empréstimos aumentarem seu capital de giro, fazerem investimentos de forma imediata ou saírem do vermelho por uma situação inesperada.

O Banco Central mostra que este recurso está em alto crescimento. Somente no ano de 2017 a movimentação das operações chega à casa de 16 bilhões de reais. Isso advém do momento específico que a população retoma o consumo e empresários têm solicitado mais crédito com este crescimento econômico.

Neste momento onde encontram-se diversos administradores tomando fôlego, existem instituições que auxiliam pequenos e médios empresários a manterem seu fluxo de caixa positivo e terem mais tranquilidade para tocar o negócio.

Agora é possível analisar e enviar documentos de maneira 100% digital. As plataformas de antecipação de recebíveis online desenvolveram algoritmos que avaliam os riscos de cada cliente, o que permite a empresa oferecer uma taxa individualizada de juro, mais acessível em relação aos concorrentes.

O empresário tenha total conhecimento do valor a ser cobrado pela operação, garantindo assim a possibilidade de análise e escolha pela antecipação de determinada nota fiscal ou outro título.

CLIQUE AQUI E PARA SIMULAR ANTECIPAÇÃO DOS SEUS RECEBÍVEIS

Como Fazer Antecipação de Recebíveis Online

Por meio de plataformas, é possível adiantar seus recebíveis de forma totalmente online, com pouca burocracia e muita praticidade. Através de um processo totalmente automatizado que oferece aos clientes uma experiência única, o processo de adiantamento de recebíveis é muito ágil e simplificado.

Utilizando tecnologia, o sistema avalia o crédito online, de maneira automática, o que permite a rápida conclusão da operação de adiantamento de recebíveis.

As plataformas de antecipação de recebíveis online podem ser utilizadas sempre que sua empresa precisar de capital de giro e tiver uma NFe (nota fiscal eletrônica) de uma venda realizada a prazo.

Através dessas plataformas, você faz o desconto dessas notas e recebe o dinheiro mais rapidamente. Todo o processo é realizado 100% online e análise de crédito orientado é sempre muito rápida, permitindo que a empresa receba o dinheiro referente ao adiantamento das duplicatas em, no máximo, 1 dia útil após a aprovação da operação.

O processo de antecipação de recebíveis online geralmente tem etapas, como:

Cadastro

Você acessa o site da Casa de Factoring e faz o cadastro da sua empresa. Você precisará informar alguns dados importantes e fazer o upload de alguns documentos. É totalmente gratuito. Os sistemas demoram de 2 a 3 dias para realizarem algumas verificações, até que seu cadastro possa ser liberado e você possa utilizar a plataforma.

Os documentos geralmente solicitados para realizar o cadastro, são:

  • Cópia do documento de um dos sócios (RG ou CNH);
  • Comprovante de endereço da empresa de, no mínimo, 3 meses de emissão;
  • Comprovante de residência de um dos sócios;
  • Contrato social;
  • Última alteração contratual realizada pela empresa;
  • Demonstrativos financeiros do último ano fiscal devidamente assinados por um contador.

Operações de crédito

Para realizar uma operação de crédito, você começa subindo sua nota fiscal eletrônica em arquivo .xml. Seu crédito é avaliado na mesma hora e o sistema informa se o mesmo foi aprovado ou não.

Confira quais são as duplicatas aprovadas e veja quais você quer descontar. Então, basta informar a conta bancária na qual deseja receber o dinheiro, assinar eletronicamente o termo de cessão dos seus títulos e finalizar a solicitação.

Quais são as novas regras para antecipação de recebíveis?

Em novembro de 2018 foram estabelecidas novas regras para a antecipação de recebíveis pelos lojistas. Desde o final de janeiro de 2019, as organizações não necessitam mais realizar a antecipação das vendas realizadas pelo cartão de crédito com uma única instituição.

A partir de então, o Conselho Monetário Nacional (CMN) reduziu a exclusividade de contratação, que é conhecida como “trava bancária”. Antes dessa mudança, o responsável pela loja só podia solicitar a antecipação para o banco ao qual a credenciadora da máquina de cartão estivesse ligada.

Com isso, terminou-se a concorrência no setor de cartões de crédito, já que essa “trava bancária” fazia com que o comerciante só pudesse realizar operações de recebíveis com uma única instituição financeira.

Isso também compromete para o lojista, pois toda sua agenda ficava travada em um único banco. A partir de 2019, o responsável pode fazer a antecipação com uma credenciadora ou com outra instituição bancária.

Antecipação de Recebíveis é o Mesmo que Empréstimo?

Apesar de serem modalidades de contratação de crédito, existe uma grande diferença entre a antecipação de recebíveis e o empréstimo. O empréstimo se caracteriza pela concessão de um determinado valor que deve ser devolvido com juros em um determinado prazo para a instituição financeira.

A taxa de juros, em casos de empréstimo, é fixa. Mas, normalmente é mais alta do que a da antecipação. Além disso, no empréstimo você tem um financiamento e deve quitá-lo todo mês até que a dívida seja extinta.

Já a antecipação permite que você comprometa apenas o dinheiro que é esperado receber. Normalmente as taxas da antecipação de recebíveis são menores, devido a garantia de recebimento correspondente ao título que está sendo antecipado.

A antecipação, em regra geral, é mais vantajosa do que o empréstimo. Mas, é essencial pesquisar taxas e condições de cada instituição para ambas as situações.

Quais as vantagens da antecipação?

Até o presente momento, já esclarecemos vários pontos importantes sobre o tema, sendo oportuno tratarmos sobre as vantagens e desvantagens dessa operação. Primeiramente, fique atento às principais vantagens:

  •  O empresário não está fazendo um empréstimo

Uma das grandes vantagens da antecipação de recebíveis online é que você não estará fazendo um empréstimo bancário — ou seja, não estará pegando o dinheiro de um banco.

Na verdade, o capital antecipado já é seu, o que se faz nesses casos é, simplesmente, antecipar a data de recebimento de uma parcela pela qual o cliente já firmou o compromisso.

  •  Recebe à vista um valor parcelado

Imagine ter feito uma venda no valor de R$2 mil, parcelado em 10 prestações. Nesse caso, sua empresa só poderia contar mensalmente com a quantia de R$200, o que pode não ser adequado e suficiente para arcar com os custos operacionais do negócio.

Com a antecipação de recebíveis o valor integral será depositado em sua conta e você poderá tanto pagar dívidas, como reinvestir na empresa, aumentando a sua competitividade no mercado.

  • Garante mais recursos no caixa da empresa

Uma consequência lógica da antecipação de recebíveis é a disponibilização de mais recursos em caixa para o seu negócio, afinal, você terá a sua disposição valores que só seriam incorporados ao seu capital daqui a alguns meses.

Em um cenário de crise econômica e concorrência acirrada pela preferência do consumidor, para se manter atuante e rentável é preciso inovar e isso, na maioria das vezes, exige investimentos extras.

Então, caso você não tenha dinheiro em caixa e esteja enfrentando problemas financeiros no negócio, poderá perder espaço no mercado, já que as relações de consumo e o consumidor contemporâneo exigem cada vez mais empresas modernas, inovadoras e que investem em seu produto, atendimento e marketing.

  • Taxas inferiores comparado a algumas linhas de crédito

Como você percebeu, na antecipação de recebíveis online, uma instituição financeira adiantará ao seu caixa valores referentes às compras parceladas de seus clientes, o que faz com que essa operação seja considerada de menor risco, pois o cliente já se comprometeu com o crédito.

Por esse motivo, as taxas aplicadas nesse tipo de transação são inferiores às praticadas na maioria das demais linhas de crédito. Um empreendedor inteligente sabe o quanto o dinheiro que se economiza com taxas e juros bancários é sempre importante, pois representa um capital a mais para trabalhar e investir no desenvolvimento do negócio.

Quais os cuidados devem ser tomados ao antecipar os recebíveis?

Apesar de todos os benefícios que falamos acima, é fundamental tomar alguns cuidados para que as vantagens não se transformem em problemas futuros. Um dos principais pontos que devem ser observados é se a taxa da antecipação de recebíveis é menor do que a taxa de outras linhas de crédito.

Em algumas circunstâncias, esses valores podem se inverter. Um gestor desavisado, assim, pode optar pela antecipação de recebíveis em um momento no qual ela não seja a melhor opção.

Outro ponto que deve ser observado é sobre qual o real valor que será descontado na antecipação. Isso porque, além das taxas cobradas pela instituição financeira, ainda há a incidência de IOF. Essa observação é fundamental para evitar que você conte com um valor que, na prática, será menor do que o estimado.

Outro cuidado também a ser tomado é definir a melhor data e o valor correto da antecipação. Para isso, é fundamental realizar um fluxo de caixa projetado para identificar se essa movimentação não deixará o negócio no vermelho nos próximos meses. Afinal, não adianta resolver a situação neste mês e prejudicar a organização futuramente.

Lembre-se também de não gerar um efeito dominó: pedir antecipação para resolver uma solicitação anterior. Caso isso ocorra, poderá comprometer os rendimentos do negócio a longo prazo, bem como diminuir a sua rentabilidade devido ao pagamento de taxas e tributos.

A antecipação de recebíveis é uma solução emergencial, ou seja, ela não pode ser algo recorrente em sua empresa. Se isso se tornar uma rotina, é necessário analisar qual é o montante mensal que está sendo antecipado e verificar se há uma opção de crédito mais barata, com um prazo mais esticado para a realização do pagamento.

Outro ponto a ser ressaltado é que toda linha de crédito, incluindo a antecipação de recebíveis, precisa ser devidamente planejada, continuamente comparada com outras linhas de crédito, a fim de que a opção seja aquela que se torne mais vantajosa para sua organização.

A antecipação de recebíveis online pode ser uma grande solução para seu negócio para regularizar a situação do seu negócio. Porém, deve ser feito com planejamento e cautela, para que a solução não se transforme em prejuízo posteriormente.

CLIQUE AQUI PARA SIMULAR ANTECIPAÇÃO DOS SEUS RECEBÍVEIS

 

 

Adicionar comentário