Boleto ou Cartão de Crédito

Boleto ou Cartão de Crédito: Qual Devo Escolher?

Começar um negócio implica em uma série de decisões que influenciam diretamente e indiretamente nos resultados finais. Cada uma delas pode acarretar em benefícios ou prejuízos para a sua empresa, caso tome as decisões certas ou erradas.

Quando falamos em formas de pagamento, isso se torna ainda mais estratégico. Afinal, quais delas podem realmente trazer benefícios e quais podem não ser tão rentáveis assim? Para quem está começando, responder essas perguntas pode ser fundamental para melhorar a gestão orçamentária do negócio.

Uma dúvida comum é: qual modalidade escolher: boleto ou cartão de crédito? Continue lendo e tire suas dúvidas sobre este tema!

Como funciona o boleto?

O boleto é uma das formas de pagamento mais populares e utilizadas no Brasil, principalmente pela sua facilidade. Para a empresa, é uma forma flexível de trabalho, principalmente pela possibilidade de realizar o envio do documento por e-mail, o que pode ser uma ferramenta bem interessante para evitar inadimplência.

Por exemplo, está chegando a data de pagamento de determinado serviço. A empresa poderá fazer o envio para o e-mail do cliente que, ao ser relembrado, pode até mesmo fazer o pagamento imediatamente

Ele é uma opção para muitas pessoas que, ainda por um histórico de crédito ruim ou falta de renda, não possam ter um cartão de crédito em seu nome. Nesses casos, a melhor opção é o boleto bancário.

Como funciona o cartão de crédito?

O cartão de crédito é outro meio bastante popular de pagamento principalmente pela sua segurança nas transações, para a empresa vendedora. Isso porque o cliente, caso não quite o valor da fatura, terá sua dívida cobrada pela administradora do cartão. Nessas situações, os recebíveis são efetuados entre a operadora e a empresa, independentemente do pagamento do cliente.

Além disso, é confortável para o usuário, já que ele consegue parcelar suas compras, tornando a aquisição mais fácil, de forma que não seria possível no pagamento à vista. A compra é rapidamente reconhecida pelo sistema de pagamento, liberando rapidamente o cliente para efetivar a aquisição

Qual dessas opções devo escolher?

Mas então, qual é a melhor opção para implementar em seu negócio? É melhor optar pelo boleto bancário ou pelo cartão de crédito?

A verdade é que, se for possível, sua empresa deve sempre optar pelos dois. Isso porque cada uma dessas modalidades atua de uma determinada forma, traz um benefício específico para seu negócio e atende a um determinado público.

Por isso é fundamental contar com as duas possibilidades. Enquanto uma atende o público que pode pagar à vista, mas que não tem cartão de crédito, a outra atende a população que precisa da opção de parcelamento para conseguir fazer suas aquisições.

Desta forma, todos saem ganhando — principalmente a sua empresa, que, com isso, garante uma maior fidelização de clientes. Ótimo, não é mesmo?

Mas, e quando um cliente atrasa o pagamento do boleto bancário? Como sua empresa deve proceder? É possível fazer um protesto de boleto bancário para ter o valor ressarcido?

Leia nosso artigo sobre protesto de boleto bancário, tire suas dúvidas e entenda quais são as regras que envolvem esse tipo de procedimento.

Adicionar comentário