carta de cessão de crédito

O que é uma Carta de Cessão de Crédito?

Há diversos recursos que podem ser utilizados pelos gestores financeiros para diminuir problemas relacionados ao fluxo de caixa e capital de giro e garantir maior saúde orçamentária para seu negócio.

Uma das formas é optar pela carta de cessão de crédito, uma forma também de desafogar a parte de cobranças da sua empresa e garantir maior eficiência no setor financeiro.

Você sabe o que é este documento? Sabe quais vantagens ele pode trazer para seu negócio? Continue lendo e saiba mais sobre esse tema.

O que é uma carta de cessão ao crédito?

Para você que ainda não sabe o que é este documento, a carta de cessão ao crédito diz respeito quando você cede a terceiros o direito a um crédito. Ok, isso era já era deduzível pelo próprio nome do documento. Então vamos explicar melhor.

Na gestão financeira, isso diz respeito quando a sua empresa transfere o direito de receber determinado crédito a uma outra organização, que paga o valor correspondente ao título. A partir desse momento, é ela que será responsável pela cobrança do título junto ao devedor.

Nesse tipo de transação, temos três atores: o cedente (empresa que cede o título), o adquirente (empresa que recebe o crédito) e o devedor (o responsável por pagar o título).

Quais suas vantagens?

A cessão ao crédito pode ser uma boa alternativa para as organizações que necessitam antecipar recebíveis como forma de melhorar seu fluxo de caixa e capital de giro. Assim, a empresa cedente recebe o valor devido imediatamente, por parte da empresa adquirente e não precisa mais investir tempo e capital para realizar a cobrança.

E para o cliente essa também é uma boa oportunidade de conseguir recomeçar o processo de renegociação da dívida. Isso porque, normalmente, a empresa que adquire a carta de crédito é especializada justamente em cobranças de dívidas e consegue proporcionar melhores condições para que a pessoa possa arcar com sua despesa.

Por exemplo, é possível reduzir juros, aumentar número de parcelas, diminuir o valor total da dívida, entre outras facilidades, pontos que são menos flexíveis de serem negociados junto a empresa cedente. Isso diminui também o índice de clientes inadimplentes.

Para a empresa adquirente, também é vantajoso. Isso porque é um mercado que movimenta entre R$ 100 bilhões a R$ 300 bilhões, trazendo um ganho em escala para as empresas que trabalham especificamente com esse tipo de cobrança.

Ou seja, todos saem ganhando com isso!

Qual a importância da carta de cessão ao crédito para uma boa relação com o cliente?

Segundo decisões de alguns tribunais, a empresa cedente não é obrigada a notificar o cliente sobre a cessão do crédito. Porém não é por isso que você deixará de realizar o aviso.

É de bom tom que a empresa tenha a cortesia de notificar seus clientes, como uma forma de manter o bom relacionamento com ele. Afinal, você está rompendo uma relação de cobrança com ele, encaminhando os dados da dívida para terceiros, então é fundamental que ele tenha consciência disso.

A carta de cessão ao crédito, portanto, pode ser encaminhada para ele como uma forma de avisá-lo sobre a questão. Até para que ele possa entrar em contato com sua empresa caso tenha algum problema com o pagamento ou a quitação do débito.

A carta de cessão ao crédito é um instrumento importante para a antecipação de recebíveis e deixar a cobrança de dívidas com uma empresa que é especializada nesse tipo de serviço, minimizando aborrecimentos e desperdício de tempo e recursos com essa função.

Tem mais dúvidas sobre esse assunto? Deixe nos comentários e responderemos a você!

Adicionar comentário