Cinco tendências para as empresas no setor de tecnologia

O setor tecnológico vem apresentando níveis satisfatórios de desenvolvimento ao longo dos anos e, com este crescimento, destacam-se algumas tendências a serem adotadas visando evolução do negócio.

Algumas destas tecnologias são recentes e, por vezes, pouco conhecidas pelo público leigo, porém são indispensáveis para quem lida diretamente com esta área.

Dentre estas, cinco apresentam grande destaque:

A automatização de funções

Automatizar funções está diretamente ligado com o desenvolvimento de inteligência artificial. O uso desta estratégia não é recente, porém vem apresentando resultados satisfatórios que demonstram sua evolução e importância.

Fazer uso desta tendência é apostar em ferramentas que interagem, sem requisitar de mão de obra humana, o que, por vezes, resulta em maior capacidade de produção, aumentando o nível de coordenação e inteligência destas funções.

Ao se fazer uso deste recurso torna-se possível que os funcionários direcionem seus esforços em outras tarefas, resultando em maior satisfação não só dos clientes, mas também do quadro de funcionários.

Automatizar uma função é buscar a possibilidade de fazer seu negócio render mais, não só pela rapidez de produção, mas pela qualidade de produto, entrega e toda relação entre empresa e cliente.

Big data e analytics

Utilizar de big data e analytics é imprescindível na atualidade. Isso ocorre, pois é através de seu uso que a aplicação da tecnologia de cloud computing, computação em nuvem, se torna realmente útil em um nível empresarial.

Se, por um lado, a cloud computing permite ao sujeito reduzir custos e aprimorar certos recursos tecnológicos, por outro é preciso saber utilizar dos dados para que isto ocorra.

De nada adianta uma série de ideias inovadoras e dados seguramente resguardados, se estes não forem aplicados em prol da empresa. É neste quesito que o uso de big data e analytis se mostram aplicáveis.

Esta tendência diz respeito, portanto, a uma análise minuciosa dos dados obtidos pela empresa, a fim de transformar dados em possibilidades de crescimento. Toda a informação captada, em nível físico e online, é utilizada em análise, sempre visando insights para sucesso futuro.

Blockchain

Esta é uma estratégia que pode ser aplicada por uma equipe de tecnologia da informação, podendo também ser contratada, e visa à segurança dos dados da empresa.

Sua aplicabilidade ocorre visando uma descentralização de registros contidos no banco de dados. Desse modo, torna-se muito mais complexa a tarefa de obtenção destes conteúdos por intermédio de hackers.

Áreas de empréstimos, pagamentos de varejo e referências de dados vêm apresentando resultados positivos com seu uso. Uma vez que se respeita o tempo de aprendizado para sua aplicação, esta tecnologia se apresenta como algo interessante a se investir.

Mobilidade omnichannel

Este é um ponto indispensável para o setor tecnológico na atualidade, dada sua utilização conjunta com a integração dos dados empresariais.

Com o avanço tecnológico em gadgets torna-se preciso que se invista em maior integração das estratégias digitais utilizadas. Desse modo, as plataformas tornam-se integradas e os dados podem ser controlados de modo mais efetivo.

É através desta mobilidade que se torna possível uma compreensão que pode ser integrada ou segmentada, conforme a necessidade, aumentando a facilidade de atendimento do consumidor.

Inteligência artificial

Mais que tendência, fazer uso de inteligência artificial é indispensável na atualidade.

A expectativa é um aumento exponencial de seu uso nos anos seguintes, dada sua aplicabilidade a recursos de aprimoramento em ferramentas tecnológicas, tal como drones e robótica.

Além disso, este é um recurso que vem sendo também muito aplicado ao planejamento e estratégias de venda, dado que auxilia em mapeamento de clientes, o que permite maior análise de público e melhor aplicabilidade de recursos.

Comente suas dúvidas sobre gestão contábil! Conte-nos o que achou dessas dicas.

Adicionar comentário