Como calcular a necessidade de capital de giro

Quando estamos iniciando uma empresa sempre nos preocupamos com o valor que terá que ser investido. Pensamos no gasto com maquinário, com compra de matéria prima, com construção e reformas. Mas raramente nos lembramos que essa empresa tem uma necessidade de capital de giro, ou seja, tem necessidade de ter dinheiro em caixa para pagar fornecedores, pagar salários e contas que chegam todo mês.

Para saber quanto de dinheiro você precisa ter em caixa para manter a sua empresa funcionando, você precisa saber qual a sua Necessidade de Capital de Giro ((NCG).

O que é a Necessidade de Capital de Giro (NCG)?

O NCG é o valor mínimo que você precisa manter no seu caixa para que sua empresa se mantenha funcionando. Ou seja, todo o dinheiro que você precisa para bancar custos operacionais, pagamentos de funcionários, compras e produção, evitando que a empresa feche por falta de recursos.

 

Como Calcular o tempo da Necessidade de Capital de Giro

Quando falamos em NCG, temos 2 valores que precisamos calcular: o valor financeiro, em reais, que você precisa ter para bancar a empresa e o valor em dias, ou seja, quanto tempo demora para você receber os pagamentos dos clientes.

Para calcular os dias, usaremos a seguinte fórmula:

NCG=Prazos Médios de recebimento – Prazos Médios de pagamento

O prazo médio de recebimento é o tempo que demora entre a venda e o recebimento. Se você costuma pedir para o seu cliente te pagar em 30 dias, seu prazo médio de recebimento é de 30 dias.

Já se você costuma parcelar os pagamentos em 3 vezes, com entrada, você teria 33% do valor a vista, 33% do valor em 30 dias e 34% do valor em 60 dias.

Já o prazo médio de pagamento é o tempo que você tem entre o recebimento da mercadoria e o pagamento do fornecedor. Por exemplo, se você paga seu fornecedor em 2 vezes, sem entrada, você teria um prazo médio de pagamento de 50% em 30 dias e 50% em 60 dias.

Ao aplicar a fórmula, você consegue saber se a sua empresa tem necessidade de capital de giro positiva (também conhecida com empresa financiada pelos clientes) ou se a sua empresa precisa primeiro pagar os fornecedores e receber depois, necessitando de um maior valor de capital de giro.

Quando a empresa é financiada pelos clientes ou tem uma Necessidade de capital de giro positiva, isso significa que você primeiro recebe dos clientes e depois paga os fornecedores e por isso precisa de um capital de giro mais baixo.

Já quando a empresa primeiro paga os fornecedores para depois receber, você precisa ter um maior volume de capital de giro, que normalmente é de capital próprio ou de terceiros, que podem ser: bancos, financeiras ou uma agência de fomento.

Já para calcular o valor do capital de giro, vamos precisar usar a seguinte formula:

NCG=Ativo Circulante Operacional – Passivo Circulante Operacional

O Ativo Circulante Operacional é relativo aos recebimentos da empresa, ou seja, todo o dinheiro que entra, seja ele vindo de pagamento de clientes ou, por exemplo, restituição de ICMS.

Já o Passivo Circulante Operacional é relativo aos gastos da empresa, ou seja, todo dinheiro que sai do caixa. Aqui entram os salários a pagar, ICMS a recolher, Duplicatas a pagar, etc.

Os dois cálculos são muito importantes e devem ser feitos juntos. O primeiro vai indicar por quanto tempo você fica com o dinheiro dos seus clientes na mão, ou o tempo que você vai ficar devendo para os fornecedores antes do dinheiro entrar.

Já o segundo calculo vai te mostrar quanto de dinheiro você terá disponível para investimentos e aplicações ou quanto de dinheiro vai faltar, gerando a necessidade de empréstimos.

Descobri que preciso de mais dinheiro do que eu imaginava, e agora?

Se você fez os seus cálculos e chegou a conclusão de que você não tem capital de giro suficiente para bancar a sua empresa, saiba que existe uma solução muito mais barata e fácil do que recorrer aos financiamentos: o factoring.

Com o Factoring você consegue antecipar seus recebíveis pagando juros muitos mais baixos do que pagaria em um financiamento ou empréstimo.

Você vende a prazo, recebe a vista e pode focar no que realmente importa: gerenciar a sua empresa. Clique aqui para ser nosso cliente.

Adicionar comentário