Como calcular o valor da empresa

É muito provável que você já tenha passado pela necessidade de calcular o valor da sua empresa, isso acontece, principalmente, em situações em que é exigido o acompanhamento financeiro do negócio em longo prazo (como inclusão de novos investidores, por exemplo).  

Isso ocorre porque o valor da empresa (também chamado de valuation) engloba não somente o que a empresa vale no presente, mas também o quanto ela pode vir a render no futuro.  

De antemão, é possível afirmar que nem sempre conseguirá chegar a um valuation exato, porém, terá um valor aproximado que te dará uma perspectiva ampla e muito útil para o seu negócio.  

O que analisar no cálculo de valor da empresa 

Para calcular o valor da empresa pode-se utilizar diversas metodologias já consolidadas, sendo as principais variáveis: 

  • Fluxo de Caixa Descontado (FCD): trata-se de uma análise em que é feita uma projeção de quanto a empresa pode faturar nos próximos anos, com base nos seus ganhos no presente e considerando os riscos inerentes ao segmento;  
  • Múltiplos de mercado: trata-se de uma análise para encontrar uma estimativa de desempenho econômico comparado às empresas do mesmo segmento. Geralmente essa estimativa é utilizada em empresas que possuem um modelo aberto de capital;  
  • Valor patrimonial: considera todo o patrimônio que a empresa possui, sendo considerado o valor líquido que a empresa gerou desde o dia de sua fundação, porém, não leva em consideração o potencial de crescimento e tampouco sua continuidade. Para essa análise é preciso conhecer o fluxo de caixa operacional da empresa. 

Na maioria dos casos é considerada mais de uma destas variáveis, tendo em vista que uma complementa a outra, assim é possível trazer mais segurança e confiabilidade para a perspectiva final da valorização da empresa.  

Passo a passo para calcular o valor da empresa de forma simplificada 

Se o seu caso for mais simples, você pode fazer os seguintes passos para calcular o valor da empresa: 

  1. Estimar o fluxo de caixa por um período (5 anos, por exemplo);  
  1. Estimar o valor patrimonial da empresa;  
  1. Definir uma taxa de desconto no valor patrimonial, considerando o risco que a empresa possui (sazonalidade, concorrência, estagnação do mercado, etc…);  
  1. Somar os valores encontrados.  

Mas se o seu caso for mais especifico ou sua necessidade seja maior (como venda ou negociação de venda da empresa) considere contar com o apoio de algum profissional especializado para te auxiliar no processo, para que possa ter uma visão mais ampla do valor do seu negócio.  

Contudo, para ajudar a calcular o valor de uma empresa, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) disponibiliza uma planilha pré-estruturada para calcular o valuation disponível aqui.  

Lembre-se, caso esteja pensando em vender seu negócio por dificuldades financeiras, encontrará as soluções de créditos em nossos serviços. Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários. 

 

Adicionar comentário