Como criar networking que abra as portas para novos negócios

É muito provável que já tenha ouvido falar no termo networking, isso porque com a expansão das tecnologias e da globalização, tornou-se mais fácil do que nunca estabelecer uma rede de contatos que possam te ajudar em algum momento de sua carreira, seja você empreendedor ou inserido no mercado formal.  

O termo networking diz respeito a um relacionamento comercial, destinado a compartilhar informações e buscar parceiros que possam te ajudar na sua carreira ou em seu empreendimento. Em termos simplificados é uma rede de contatos com interesses entre as partes envolvidas.  

Mas afinal, como criar uma rede de contatos que abra portas para novos negócios? Tire essa e outras dúvidas a seguir. 

Criando networking que traga oportunidades  

Bons empreendedores estão sempre em busca de novos contatos, visando à expansão de sua empresa ou até mesmo para conseguir investimento imediato para o negócio . Para se tornar um empreendedor com rede de networking siga nossas dicas: 

  • Priorize poucas conexões efetivas frente a muitas desnecessárias 

O maior erro de quem quer criar um networking que abra portas para novos negócios é sair por aí querendo conhecer todo mundo. Muito mais do que quantidade, escolha conexões que sejam efetivas e que tenham a ver com você e seu negócio; 

  • Mantenha o contato 

Procurar as pessoas somente quando precisa delas é grosseiro e tende a te dar poucos resultados. Sendo assim, procure manter contato com sua rede de networking, uma dica é enviar artigos, matérias de jornais e oportunidades relevantes para o segmento que possui em comum com o outro.  

  • Responda e-mails e mensagens 

Ter um networking menor e mais efetivo ajudará a sempre responder aos e-mails e as mensagens que recebe. Isso é fundamental para criar relações sólidas e para que na primeira oportunidade seja lembrado;  

  • Seja gentil e educado 

Ser gentil e educado também contribui para o fortalecimento de seu networking, afinal, aumentam as chances de ser tratado da mesma forma. Lembre-se de ser humilde, admitindo que não é o detentor da razão e tampouco sabe tudo sobre o seu ramo. Empresários “não lidam bem” com “sabichões”.  

  • Esteja disponível para ajudar 

Coloque-se à disposição para ajudar as pessoas que compõe seu networking, isso fortalece as relações e aumenta as chances de ser ajudado em um momento de necessidade.   

  • Faça dos eventos uma nova forma de conhecer pessoas 

Disponha de tempo e recursos financeiros para participar de eventos como congressos, workshops, almoços de negócios, feiras, palestras e etc. Tais eventos são os principais meios de conseguir contatos para seu networking e ainda possuem a vantagem de ter somente (ou em maior parte) pessoas do seu ramo, tornando-os mais efetivos.  

Preparado para criar sua rede de networking e abrir as portas do seu negócio para receber ajuda? Comente o que achou dessas dicas! 

Adicionar comentário