Como criar uma marca para o seu negócio em cinco passos

Para se obter sucesso no mercado é necessário mais do que simplesmente inventar algo que pareça interessante e colocá-lo em jogo, é preciso reflexão e esmero para que se crie algo de destaque.

Um dos passos indispensáveis é a criação de sua marca, algo que se simbolize a sua empresa e que demonstre a que ela veio e o modo como se configura.

Criar esta marca pode ser complexo, porém torna-se mais fácil quando se segue os passos corretos para este fim, auxiliando na obtenção de sucesso da mesma.

 1º passo: Pesquise e estude antes de pôr suas ideias em prática.

O início do processo criativo de uma marca é sem dúvidas o foco em pesquisa e estudo.

Antes de lançar-se no mercado é preciso que se defina quem é o seu público-alvo, ou seja, para quem a sua empresa trabalha. Saber se seu foco são adolescentes, adultos, mulheres ou homens, por exemplo, apresenta um grande impacto no modo como os demais aspectos serão encaminhados.

Tendo o público definido deve-se pesquisar sobre ele, buscar compreender como ele pensa, o que deseja e acha interessante. É através destas informações que se torna possível a criação de um trabalho específico para este grupo.

Outro conjunto que deve ser pesquisado são seus concorrentes. Verifique as empresas que trabalham com o mesmo público e busque entender o que eles tem feito.

Observar o concorrente é uma forma de auxiliar no processo de entendimento quanto o que deve ou não ser feito, assim como se conecta com a busca constante por novos meios de crescimento, visando destaque em relação a estes.

 2° passo: Defina seu negócio. O que sua empresa visa transmitir?

Após saber quem é o seu público é preciso que eles saibam quem é a empresa.

Para esse fim é preciso criar a denominada persona. Essa denominação está relacionada ao conceito do negócio, isso é, ao que se busca transmitir.

É neste passo que se define a personalidade de sua empresa, o modo como ela vai se portar no mercado em relação aos clientes e concorrentes, assim como o ponto que a destaca entre tantos outros negócios.

Reflita quais valores quer transmitir, quais é a missão de seu negócio em curto, médio e longo prazo. Pense em ideias inovadoras e transforme-as para que sejam a primeira impressão do público perante a marca que está sendo apresentada.

 3º passo: Crie um logotipo e um slogan.

O logotipo e o slogan apresentam-se enquanto criações que devem ser únicas e conter, respectivamente, em um único símbolo e uma única frase, a principal mensagem que sua marca busca transmitir ao público.

Este passo é sempre feito após a definição de seu público, entendimento dos concorrentes e criação da persona, pois somente neste ponto é que se pode compreender o que seria único neste contexto.

Estas criações serão o simbolismo da empresa, a primeira forma pela qual grande parte do público terá o contato inicial como a marca, assim como o meio pela qual será lembrada, e por isso é extremamente importante.

 4º passo: Defina pontos de contato.

Pouco adianta todo o trabalho dispensado para a marca, se o empresário não compreende quais formas deve utilizar para manter-se em contato com seus clientes.

Estes pontos de contato são definidos pela forma a qual a empresa consegue se manter sempre perto de sua rede de consumidores, mantendo o poder e trabalho que foram postos para a criação da marca.

Para a criação destes pontos é preciso conhecer seu cliente, o que está diretamente ligado com o primeiro passo para o surgimento da marca. Quando se sabe para quem se vende torna-se mais fácil manter contato.

Reflita sobre seu público, pense nos interesses destes e como atraí-los, se por promoções; banners; marketing digital; entrega de cartões, entre outros. Investir em pontos de contato é investir no sucesso da marca.

5º passo: Levante suas estratégias e utilize de tecnologia.

Por fim, crie estratégias que interliguem todos os passos discutidos até o momento. Aplique algo que envolva aspectos referentes aos clientes, assim como os referentes à sua marca.

Além disso, não deixe de apostar na tecnologia, pois ela auxilia no alcance de novos clientes. Faça uso do que foi criado e aplique de modo a tornar a marca mais sucedida constantemente.

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