Como Elaborar um Plano Orçamentário

Para que seja elaborado um planejamento orçamentário eficiente é preciso muito esforço e dedicação por partes de todos da empresa. Esta fase da gestão orçamentária é essencial, pois é por meio dela que as empresas vão definir seus alvos para o futuro.

Veja agora como elaborar um plano orçamentário e como fazer o acompanhamento desse planejamento.

O que é um Plano Orçamentário?

O plano orçamentário é algo obrigatório para garantir que a empresa tenha sucesso financeiro. Essa etapa da gestão orçamentária é um plano financeiro programado por uma empresa para o gerenciamento dos cálculos dos lucros e dos gastos, isto é, o cálculo do que entrou e do que saiu no decorrer do período.

Na elaboração do plano orçamentário, as companhias realizam de início uma sondagem das informações e dados históricos, tal como o estabelecimento de propósitos no seu plano tático para os anos a frente. Somente depois disso, é que são criados os planos orçamentários de receitas, gastos e investimentos.

Como fazer um plano orçamentário?

No plano orçamentário é analisado alguns dados do fluxo de caixa da empresa. Com base na pesquisa já existente lançada na administração da empresa, é preciso determinar no plano orçamentário esses princípios: projeção de faturamento, projeção de deduções em vendas, projeção de custos variáveis, orçamento de gastos com pessoal, orçamento de gastos operacionais, orçamento de investimentos operacionais e levantamento da necessidade de capital de giro.

No plano orçamentário cada gestor avalia as reais necessidades orçamentárias de seu setor. Quando todos os gestores participam deste processo, acontece o que conhecemos como orçamento colaborativo, uma vez que não é programado especialmente pelos donos ou diretores da empresa.

Quando o gestor participa na criação do plano orçamentário, é fornecido para todos os envolvidos um olhar mais amplo das necessidades orçamentárias de cada setor da empresa. O resultado é que a equipe de trabalho fica mais participativa no plano orçamentário da empresa.

Para que serve o plano orçamentário?

Com o plano orçamentário o gestor tem uma noção precisa de qual vai ser o resultado aguardado da empresa, possibilitando detectar com certa precedência o ganho calculado.

Com a ajuda do plano orçamentário será realizada uma análise e verificação, de modo frequente, do fluxo de caixa da empresa. Esse procedimento busca a segurança e solidez financeira, além do aumento nos negócios da empresa.

Como fazer o acompanhamento?

Bem, é preciso fazer uma análise todo mês para examinar se a empresa está traçando o caminho certo e se os resultados previstos no plano orçamentário estão realmente acontecendo.

Para fazer esse acompanhamento de modo correto, é fundamental que a empresa crie relatórios gerenciais com relação aos seus muitos parâmetros financeiros.

Com base nesses relatórios, será possível tomar decisões importantes para a empresa, pois eles mostram informações determinantes com respeito aos parâmetros financeiros que envolvem a empresa.

Só depois disso, é possível ver de forma clara quais são os meios que mais dão lucros para a empresa. Entre os relatórios gerenciais, esses são extremamente importantes:

  • DRE – Demonstrativo do Resultado do Exercício;
  • Projeção de Fluxo de Caixa;
  • Projeção de Balanço Patrimonial.

Ou seja, é preciso acompanhar de perto, mensalmente, o andamento do plano orçamentário e ficar atento para impedir desvios na verba, sempre fazendo a comparação do que foi planejado com o que acontece na realidade.

De três em três meses é bom unir todos os gestores para reaver o planejamento e ver se há a necessidade de fazer mudanças no orçamento.

Adicionar comentário