Como fazer um pitch para investidores

Pitch é uma apresentação resumida (3-6 minutos) em que é apresentado um negócio a um interessado (investidor ou cliente).  

Além do curto tempo de apresentação, o empreendedor tem o desafio de convencer o investidor (ou cliente) de que investir (ou comprar) na empresa é algo rentável (ou benéfico).  

Mas como fazer um pitch para investidores? O que observar para conseguir criar algo efetivo? Essas são as 2 perguntas mais realizadas. 

Veja abaixo nossas dicas de como fazer um pitch para investidores efetivo: 

4 Dicas para Fazer um Pitch para Investidores 

No pitch é essencial que as informações sejam claras, objetivos e ressaltem o diferencial da ideia. Nessa apresentação deve conter essencialmente informações sobre: a oportunidade, o mercado, o problema, a solução, os diferenciais e os objetivos.  

Mas afinal, como fazer um pitch para investidores que os convençam das possibilidades da sua empresa?  

Não existe uma receita pronta, pois há peculiaridades do seu negócio que deverão ser expostas no pitch. Porém, as 4 dicas a seguir irão te direcionar e fazer com que seu pitch seja atrativo e eficiente, as quais: 

  • Treine sua oratória  

Além da apresentação em si, é de suma importância que você a apresente de forma clara e que sua postura esteja condizente com a intenção desejada a ser percebida pelo investidor.  

Demonstre confiança, vista-se bem e treine sua apresentação antes (principalmente para controle do tempo e para diminuir um pouco do nervosismo).  

  • Exponha um problema e uma solução  

Todas as empresas resolvem um problema, por exemplo, produtos ecológicos atendem à demanda de quem quer uma vida mais harmônica com o meio ambiente.  

Nesta mesma situação, há uma mudança no perfil consumidor (problema) e as empresas que reduziram a quantidade de plásticos buscam atender a tal demanda (solução).  

Da mesma forma, você deve apresentar qual é a solução que a sua ideia traz, para corroborar suas afirmações busque boas referências, principalmente dados numéricos (sempre com fonte).  

Se está em busca de investimentos para o seu negócio, este conteúdo sobre alternativas de créditos para empresas pode ser útil. 

  • Dimensione sua ideia e conheça seus concorrentes  

Erros muito comuns em pitchs são falas como: “vamos atender a todo o país” ou “essa ideia não tem concorrentes”. Esse tipo de afirmação é mal vista pelos investidores e eles provavelmente já ouviram muitas delas.  

Seja realista, dimensione um público alvo e conheça seus concorrentes (diretos e indiretos), isso não tira o mérito de sua ideia e nem tampouco impedirá o investimento.  

  • Foque em inserir na apresentação o que é realmente importante  

Na apresentação deve inserir o que tem mais relevância para os investidores, ou seja, fale os pontos positivos da sua ideia e na rentabilidade que ela pode trazer.  

Se sua empresa tem mais tempo, uma boa dica é apresentar o desempenho desde seu início.  

Um dos maiores erros ao criar um pitch para investidores é querer inserir muitas informações e falar demais, cuidado! 

Também, escute atenciosamente todas as sugestões feitas antes, durante e depois do pitch. Lembre-se, elas podem ajudar a melhorar sua proposta para as próximas apresentações.  

Preparado para fazer um pitch de qualidade? Se o seu problema é capital financeiro para o negócio, talvez investidores não sejam a solução, e sim uma empresa creditícia. 

 

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