Como fazer uma revisão orçamentária?

A principal preocupação dos empreendedores de qualquer segmento é em relação ao orçamento, isso porque, o mercado por mais estabilizado que esteja pode sofre profundas alterações.

Você já passou por alguma situação que indicasse que havia a necessidade de revisar o orçamento de sua empresa? Se não, possivelmente em algum momento passará por ela, e é melhor estar preparado para saber como fazer!

Tem dúvidas sobre o assunto ou sequer sabe quando é necessária a revisão orçamentária? Então acompanhe com muita atenção este post, pode salvar o seu negócio.

 

O que é uma revisão orçamentária?

A gestão financeira de uma empresa envolve algumas etapas, sendo uma delas o planejamento orçamentário.

Esse instrumento auxilia a empresa a se preparar para o futuro, minimiza riscos e visa aproveitar melhor as oportunidades, em síntese é “só isso”.

O planejamento orçamentário é feito a partir de dados históricos/estatísticos da empresa, com base em uma análise estratégica de ambos indicadores.

Em termos gerais, o planejamento considera fatores internos e externos, porém, são os fatores externos que podem indicar a necessidade de revisão do planejamento orçamentário.

Dentre os principais fatores que indicam a necessidade da revisão orçamentária, tem-se:

  • Alterações no mercado;
  • Mudança nas leis;
  • Mudanças culturais;
  • Novos concorrentes;
  • Alterações no perfil consumidor;

 

Como fazer uma revisão orçamentária?

A revisão orçamentária deve ser feita a partir de constantes análises dos números, comparando o que foi orçado e o que foi realizado.

É a partir destas análises que os ajustes são feitos, visando conciliar a expectativa com a realidade (influenciada pelos fatores externos).

Não existe um passo a passo de como fazer uma revisão orçamentária, pois a revisão leva em conta aspectos específicos da empresa e os fatores externos a ela que fizeram surgir a necessidade.

Em algumas situações, a revisão será motivada pela diminuição da receita e em outras, pelo aumento.

Desta forma, é necessária constante atualização sobre os parâmetros financeiros do negócio e as suas necessidades.

Observe o exemplo a seguir:

Uma empresa de cosméticos já consolidada no Brasil é surpreendida pela chegada de uma concorrente, a recém-chegada faz parte de uma rede e possui boa estrutura. A empresa de cosméticos antiga tem a necessidade de rever seu orçamento e analisar a possibilidade de expansão.

Obviamente, não só a necessidade de expansão que deve ser considerada, mas caso queira continuar no mercado deverá traçar estratégias para não perder seus clientes para a concorrência.

Neste caso, seja qual for a decisão a ser tomada, uma revisão orçamentária é necessária e urgente.

Percebeu a importância do assunto? Observe que qualquer empresa está sujeita a mudanças externas.

Independente da situação (seja ela positiva ou negativa) é necessário se adaptar as mudanças que o mercado impõe à sua empresa. Nestes momentos, a decisão decidirá os rumos que empresa tomará.

Por fim, uma boa dica para diminuir os riscos da imprevisibilidade é procurar estar sempre atenta às mudanças do mercado, leia conteúdos sobre o tema e siga canais de comunicação que falem do seu segmento.

Lembre-se sempre que seus concorrentes (muito provavelmente) estão atentos a tais mudanças e que isso pode inferir diretamente nos seus lucros.

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