Como manter um crescimento sustentável

Se você tem uma empresa ou ainda pretende ter, já deve ter se perguntado como fazer cresce-la, de forma que não fique estagnada, tampouco tenha uma expansão que possa prejudicar.  

Ao crescimento planejado, lucrativo e racional se o nome de crescimento sustentável 

Tal termo relembra o de desenvolvimento sustentável usado para proteção do meio ambiente, ou seja, o desenvolvimento que não prejudica a disponibilidade de recursos que mantém o próprio desenvolvimento em pé.  

E essa é justamente a intenção, o crescimento sustentável de uma empresa não permite que a mesma tenha seu funcionamento comprometido 

Quer saber como manter um crescimento sustentável no seu negócio? Veja os passos que criamos! 

Passo a passo para ter um crescimento de negócio sustentável 

Para manter o crescimento sustentável de sua empresa, siga os seguintes passos: 

  • Otimize os processos: identificando perdas desnecessárias e visando a otimização da mão de obra, de forma que a mesma esteja preparada para uma possível expansão; 
  • Aumente a produtividade: crie mecanismos e use estratégias que permitam o aumento da produtividade, tanto a sua quanto a de seus colaboradores;  
  • Cuide sempre da saúde financeira: antes de iniciar suas estratégias de crescimento, certifique-se da saúde financeira de sua empresa e faça disso um hábito periódico, além de analisar o fluxo de caixa empresarial 
  • Construa uma boa relação entre você e seus colaboradores: os seus colaboradores são essenciais para a expansão de sua empresa, procure sempre valorizá-los e motivá-los;  
  • Analise os resultados e tenha metas: isso ajudará a mensurar que tipo de crescimento a empresa pode comportar sem causar danos à saúde financeira;  
  • Estude a possibilidade de um empréstimo: tenha em mente que o crescimento não pode prejudicar o funcionamento da sua empresa, muitas pessoas tiram dinheiro do capital de giro para viabilizar o crescimento, o que pode ser um erro grave. Desta forma, analise as possibilidades de um empréstimo (mas não se esqueça de verificar os juros cobrados);  
  •  Aumente seus clientes: o caminho mais seguro para o crescimento de uma empresa são os clientes. Uma boa estratégia de crescimento é aumentar seu público alvo ou expandir suas vendas (como a venda online ou início das estratégias de marketing, por exemplo);  
  • Fidelize seus clientes: a propaganda é a melhor forma de divulgar seu negócio, mas você já pensou na possibilidade de os seus clientes ajudarem na divulgação dos produtos/serviços? Um cliente satisfeito recomenda sua marca e influencia diretamente na decisão de compra de outras pessoas. Sendo assim, invista fortemente na fidelização com programas de descontos, pontos, promoções, qualidade nos serviços, atendimento pós-venda e etc. 

Pronto para por em prática nossos passos e fazer o crescimento sustentável da sua empresa? Deixe seu comentário e conheça nossos serviços!   

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