Como PMEs podem definir boas metas

As pequenas e médias empresas (PMEs) encontram certas dificuldades quando o assunto é definir metas, principalmente por conta da falta de controle financeiro, organizacional e até por não possuir pessoas especializadas no setor, sendo realizada por um único empresário ou pequeno grupo todas as funções administrativas e operacionais. 

Quer aprender como definir as metas? Então veja o que separamos para você! 

O que PMEs devem observar para definir as metas 

De forma geral, para se definir boas metas é preciso ter em mente três aspectos básicos, são eles:  

  • Perspectiva do presente; 
  • Realismo; 
  • Objetivos.  

No que se refere à perspectiva do presente, este deve ser o ponto de partida para a elaboração de metas, pois demonstra o que está no alcance das PMEs.  

realismo é o que as metas devem representar para que possam ser de fato cumpridas. Quando a meta não é realista tende a não ser alcançada e acaba desanimando o empreendedor.  

Já o objetivo é o que as metas irão buscar. Muitos confundem objetivos com metas e acabam por não elaborar boas metas.  

Observe estes exemplos: o objetivo é vender mais neste ano, a meta é duplicar as vendas; o objetivo é diminuir o número de funcionários, a meta é criar uma cultura corporativa para que todos se tornem mais produtivos. 

Metodologia para definir boas metas  

Agora deve estar se perguntando se existe alguma metodologia que ajude na elaboração e execução de boas metas. A boa noticia é que existe várias, uma das mais efetivas é a metodologia SMART, a qual define 5 critérios que devem ser considerados ao criar metas para a sua empresa, sendo eles: 

  • S (Specific): as metas devem ser objetivas e devem conter apenas uma interpretação; 
  • M (Measurable): as metas precisam ser quantificáveis, para que possam ser continuamente avaliadas;  
  • A (Attainable): as metas precisam representar a realidade da empresa, devendo ser atingíveis;  
  • R (Realistic): as metas devem ter objetivos bem definidos e devem ser realistas;  
  • T (Time-bound): as metas devem obrigatoriamente ter prazos bem definidos.  

Seguindo essas dicas, as PMEs estarão totalmente preparadas para elaborar boas metas. Uma estratégia que pode ser utilizada é definir uma pequena meta, uma média e uma grande, assim há maior estímulo entre os envolvidos.  

Após a definição, chega a hora de alcança-las e toda a equipe deve conhecê-las e trabalhar duro em prol delas. Por fim, sugerimos sempre ter planejamento, disciplina e focar na melhoria contínua.  

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