Como usar o orçamento para definir metas de vendas?

Criar metas de venda é extremamente estimulante para qualquer negócio, mas para que sejam realmente cumpridas é necessário além do otimismo, um pouco de realismo.

Você já pensou em como criar metas de vendas utilizando o próprio orçamento da sua empresa? Se a sua resposta for não, ou se já pensou e não colocou em pratica, acredite, é preciso começar hoje mesmo, pois os resultados são excelentes.

Criar metas de venda utilizando o orçamento pode parecer um pouco complicado, mas basta seguir algumas dicas que selecionamos e será possível.

Porque criar metas de vendas?

Você certamente já viu em diversas reportagens sobre negócios as metas de vendas de grandes empresas, algo como “a empresa x cumpriu sua meta de venda anual no sexto mês” ou “a empresa y possui como meta aumentar suas vendas em 50% neste ano”.

Acontece que, criar metas de venda é uma estratégia antiga, pois estabelece-las estimula de forma eficiente e comprovada o aumento das vendas.

Os motivos para que isso ocorra são inúmeros, vai desde o aumento da motivação da equipe, pressão, sentimento de desafio até a melhoria dos produtos.

Mas é importante lembrar que as metas não são mágicas e não acontecerão por acaso, é necessário muito trabalho e dedicação para alcança-las, e ainda mais importante, estabelece-las de forma apropriada, realista e com foco no orçamento do negócio.

Desta forma, criar metas infere diretamente nos lucros da empresa e todo mundo quer bons lucros, não é mesmo?

 

Como criar metas de vendas utilizando o orçamento?

Criar metas utilizando do orçamento da empresa é uma forma racional, planejada e eficiente, para tanto, é necessário seguir as dicas abaixo:

  • Projeção do negócio: é essencial fazer uma análise criteriosa sobre a atual situação da empresa, quanto de lucro ela tem gerado e como ela se encontra atualmente no mercado, tudo isso antes de criar metas;
  • Observar padrões: utilizando o orçamento e faturamento dos anos anteriores, trace uma média de padrão de venda, considere a sazonalidade (por exemplo, há empresas que vendem mais em épocas festivas como o natal ou páscoa). Depois disso, acrescente um percentual em cima como “meta”, um extra;
  • Considere custos que mantém a empresa em funcionamento: encontre o valor de quanto sua empresa precisa vender para que não tenha prejuízo, ou seja, esse valor representará a base ou mínimo da meta em determinado período;
  • Observe a concorrência: considere o desempenho de empresas que possuem o mesmo perfil que a sua, incluindo tamanho, localização, etc. Conhecer estes fatores pode ajudar a traçar os objetivos e a avaliar as ações a serem tomadas para facilitar o alcance das metas propostas;
  • Economia do mercado: considere também os padrões do mercado, ou seja, seu ramo está movimentado ou sofre com a estagnação ou retrocesso econômico? Para obter tais informações consulte canais de comunicação, por exemplo, o Sebrae ou o Serasa Experian;
  • Crie estratégias para alcançar suas metas: não basta definir o valor, é preciso investir e traçar estratégias para alcançá-las.

 

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