crédito antecipado

Crédito antecipado: qual o momento certo?

O crédito antecipado, ou também conhecido como antecipação de recebíveis, é um modo de conseguir recursos para seu negócio de forma estratégica, conseguindo maior fôlego no caixa sem a necessidade de recorrer a linhas de crédito.

Apesar de ter um recurso desejável, é importante saber como e quando solicitá-lo. Isso porque, quando feito de forma inadequada, pode gerar uma série de complicações para seu negócio. Além disso, quando pedido recorrentemente, pode demonstrar imaturidade na gestão financeira.

Então como definir qual é o momento certo para recorrer ao crédito antecipado? Vamos mostrar a seguir.

Boa leitura!

O que é o crédito antecipado?

O crédito antecipado é um mecanismo que pode ser utilizado pelos empresários como uma forma de conseguir os valores necessários para acertos de conta, capital de giro, entre outros, sem necessitar de optar por empréstimos ou financiamentos.

Ao invés de optar por linhas de crédito, neste caso, a organização apenas antecipa um valor que já lhe pertence e que seria pago posteriormente (pagamentos em crédito, boletos, entre outros).

Como é possível antecipar crédito?

Para fazer a antecipação de recebíveis, é preciso ter em mente como ela funciona: basicamente você vende o crédito para uma empresa, que pagará o valor para seu negócio, retirando uma taxa de serviço, e ela se tornará a titular da carta de crédito.

Sendo assim, ela se torna a responsável por cobrar os valores devidos com os clientes, não sendo mais responsabilidade essa realização por parte da sua empresa.

Normalmente as empresas responsáveis por isso, e com maior expertise para isso, são as factorings. Saiba mais sobre elas em nosso artigo.

Quais os benefícios em antecipar o crédito?

Adotar a antecipação de recebíveis, quando bem utilizado, pode trazer uma série de benefícios para seu negócio. São os principais deles:

  • consegue ter maior volume de dinheiro em caixa;
  • evita-se a necessidade de empréstimos e financiamentos, que tendem a ter juros maiores;
  • permite uma melhor gestão dos projetos internos do seu negócio;
  • operações mais ágeis de obtenção de recursos para a empresa;
  • diminuição do risco de inadimplência do seu negócio;
  • redução no surgimento de dívidas, entre outros.

Qual o momento certo para antecipar seu crédito?

Esse é o ponto mais estratégico deste artigo: saber definir o momento certo para antecipar o crédito. Em algumas situações, essa pode ser a saída mais favorável. Vamos ver as principais a seguir.

Para aproveitar ofertas específicas

Muitas vezes há uma oportunidade única de aproveitar uma promoção a vista para compra de insumo ou ativo. Caso não aproveite, o negócio poderá pagar muito mais caro futuramente ou perder uma chance única. Este é um bom momento para contar com a antecipação de recebível.

Para contornar imprevistos

Aconteceu algum problema inesperado, como a rescisão de contrato de um colaborador e o valor em caixa está baixo. Para evitar utilizar o cheque especial, é uma boa oportunidade contar com a antecipação de recebível para arcar com esse acerto.

Redução de juros

O uso do crédito antecipado pode ser uma alternativa para não precisar pagar juros altos no pagamento de um fornecedor ou em um empréstimo. Por exemplo, se for possível, pode-se utilizar os valores para antecipar parcelas e reduzir juros a longo prazo.

O crédito antecipado pode ser uma solução ideal para obtenção de dinheiro a curto prazo com maior facilidade e praticidade. Se o seu negócio precisa de recursos de forma estratégica, encontre uma factoring e realize esse tipo de operação.

Quer entender mais sobre a antecipação de recebíveis? Leia nosso artigo sobre o tema e tire suas dúvidas sobre o tema.

Adicionar comentário