Dicas para desenvolver um startup

Startups são empresas que visam desenvolver ou aprimorar determinados produtos, visando maior alcance de público através de um produto de qualidade.

Atualmente se destacam como uma das grandes apostas do mercado, porém para desenvolvê-la é preciso mais que uma ideia inovadora, é necessário planejamento adequado.

Obter sucesso com startup depende de uma execução perfeita dos pormenores envolvidos. Alguns destes estão elencados a seguir e devem ser seriamente seguidos para que seja possível obter sucesso.

Monte um plano de negócio e revise-o antes de pôr em prática

O primeiro passo para alcançar sucesso em startup é sem dúvida montar um plano de como este irá funcionar, revisando-o e criticando seus pontos, a fim de encontrar fraquezas e buscar sana-las o quanto possível.

Este plano de negócios diz respeito ao planejamento que envolve os custos e lucros da empresa, uma projeção a curto, médio e longo prazo.

É neste ponto que se definem as metas, ajustando-as conforme a realidade inicial do negócio e preparando-se para as possíveis dificuldades que podem surgir em relação a estas.

Conheça seu nicho e produto

A escolha do produto e o nicho para o qual este será vendido são imprescindíveis para que o negócio possa prover resultados positivos.

Não é difícil encontrar sujeitos que investem esforços em um produto inovador que demonstra ter tudo para dar certo, mas demonstra dificuldades de obter sucesso. Isso ocorre muitas vezes, pois seu nicho foi determinado de modo errôneo.

Mais que conhecer seu produto é preciso saber quem se interessará por ele. É essencial realizar pesquisas de mercado, compreender quem é seu público e quais as formas de conquistar sua atenção e fidelidade.

Em razão dos possíveis resultados desta pesquisa é preciso também que se tenha flexibilidade. É possível que em primeira instância se tenha um público definido, mas que não se mostrou eficiente para a venda do produto, o que demonstra a necessidade de alterações.

Esteja aberto a buscar mudanças necessárias para o sucesso, conectando efetivamente produto e público.

A busca por investidores

Por vezes se percebe que a busca inicial de muitas empresas é a obtenção de retorno financeiro e em razão disso buscam insistentemente por investidores.

A ideia principal de receber investimento é aplicar uma ideia inovadora, esperando que retorne enquanto lucro.

Desse modo, inicialmente buscar por investidores não deve ser um foco do empresário. Antes disto, é preciso buscar gerar receita própria, através do trabalho aplicado a partir do plano definido inicialmente.

Quando a empresa atinge determinado patamar, obtendo lucro por conta de seu método inicial e se tem uma ideia inovadora a ser aplicada frente ao negócio, assim como um objetivo para aplicação do lucro recebido, mostra-se o momento adequado para buscar investidores.

Apresente a ideia, assim como a projeção do lucro que será recebido. Não busque por investidores antes de definir todo um plano de ação, assim como prospectivas para o que esta sendo idealizado.

É preciso ter um plano definido para que se conquiste investimento.

Atente-se a estrutura financeira

Um dos fatores primordiais para o sucesso empresarial é a questão financeira. Não basta ter um planejamento adequado para o produto, marketing, venda e outros pormenores, se a estrutura financeira da empresa é desleixada.

Para obter lucro e possibilidade de crescimento é importante que haja uma diferença considerável entre a quantia aplicada, os custos do negócio, e o quão se tem de faturamento.

Desse modo, atente-se a manter um controle do que é aplicado, buscando compreender onde o dinheiro está sendo investido e quais as melhores formas de diminuir os gastos, ao mesmo tempo em que se aumenta o lucro.

Comente suas dúvidas sobre gestão contábil! Conte-nos o que achou dessas dicas.

Adicionar comentário