Duplicatas descontadas

Duplicatas Descontadas: saiba como funciona e suas vantagens

Gestores financeiros devem ficar sempre atentos às formas de gestão do seu controle de caixa, principalmente aqueles relacionados aos recebíveis da sua empresa. Esse controle financeiro é fundamental para a saúde financeira da empresa, de forma que é necessário saber todos os pontos envolvidos nessas questões.

As duplicatas descontadas podem ser uma forma de melhorar a otimização do fluxo de caixa do seu negócio e podem trazer uma série de benefícios, sendo mais vantajoso do que financiamentos para sua empresa.

Sabe o que é isso? Leia nosso artigo e entenda o que é e as vantagens delas.

O que são Duplicatas Descontadas?

Em primeiro lugar, precisamos esclarecer o que são duplicatas: dizem respeito a um documento que é emitido pelas empresas que prestam serviço ou que realizam venda de produtos, junto com a nota fiscal. Ele serve como uma espécie de prova da relação de compra e venda entre as partes (cliente e organização). Nela consta o valor total que foi pago pelo cliente e o vencimento do título.

As duplicatas descontadas, ou o desconto de duplicatas, diz respeito a uma operação na qual pode-se “vender” duplicatas para os bancos. Com isso, há uma antecipação do valor corrente. Em outras palavras, é a promessa de recebimento dos contratos firmados entre eles, como uma espécie de garantia de obtenção de crédito bancário. Para fazer uma simulação, basta clicar aqui

Como elas funcionam?

A duplicata descontada é uma opção de crédito junto às instituições financeiras, antecipando o valor que seria recebido em um outro momento. Ou seja, funciona como um adiantamento dos valores que seu negócio teria a receber das compras – ou adiantamento de recebíveis, antes do tempo previsto.

Porém, é cobrado um valor sobre essas operações, de forma que é importante considerar como uma espécie de empréstimo com condições mais vantajosas do que as tradicionais.

Quais suas vantagens?

Quais as vantagens das duplicatas descontadas? Por que optar por esse tipo de operação? Veja os principais benefícios a seguir.

Antecipação de recebíveis

Ao invés de optar por um empréstimo para conseguir resolver problemas internos, como caixa vazio, débitos operacionais, entre outros, é melhor contar com as duplicatas descontadas. Elas permitem a antecipação dos recebíveis, antecipando o valor que a sua empresa pode receber nas contas a prazo.

Se a sua empresa tem interesse nisso, há empresas especializadas nisso (as factorings) que auxiliam neste processo. Nesse caso, elas se tornam responsáveis pela dívida e o adiantamento de recursos para o negócio.

Facilitação do acesso ao capital de giro

Por meio da antecipação de recebíveis, como falamos acima, é possível conseguir uma facilitação no acesso ao capital de giro, fazendo com que a empresa consiga arcar com as suas despesas operacionais obrigatórias, tais como:

  • salários;
  • pagamento de contas;
  • compra de insumos, entre outros.

Melhoria do fluxo de caixa

Por meio das duplicatas descontadas pode-se ter uma melhor gestão do fluxo de caixa, melhorando a tomada de decisões e otimizando situações que podem gerar complicações.

Por exemplo, se as contas não baterem no final do mês, as duplicatas descontadas podem resolver a situação naquele mês.

Taxas de juros mais baixas

Diante de tudo que falamos acima, utilizar as duplicatas descontadas geram uma taxa de juros menor do que a de financiamentos e empréstimos.

Em uma comparação simples, normalmente os bancos tradicionais cobram entre 8% e 9% ao mês, enquanto as empresas de factoring cobram em torno de 4,5% ao mês.

Assim, é possível perceber que as duplicatas descontadas podem ser extremamente vantajosas, sendo uma solução bastante viável para as organizações conseguirem resolver suas pendências e conseguirem melhores condições financeiras a longo prazo.

Tem dúvidas sobre esse assunto? Deixe nos comentários e responderemos a você!

Adicionar comentário