Entenda o que é Factoring

Administrar uma empresa traz uma série de desafios e dificuldades. E por isso é importante conhecer estratégias para manter o seu negócio funcionando. Inclusive é importante que você entenda o que é Factoring.

Factoring é uma prática que existe há muitos anos no Brasil. Nessa estratégia você pode obter um valor imediato para dar continuidade a algum projeto, ou mesmo pagar dívidas atrasadas.

Mas é importante que você entenda o que é factoring, e saiba quando é a hora certa para usar esse serviço. Assim você terá uma carta na manga para um momento em que precise de dinheiro ou algum suporte financeiro.

Entenda o que é factoring e qual é a hora certa para usar essa estratégia!

O Factoring é uma estratégia financeira que oferece a possibilidade de que você obtenha um montante a vista referente ao que você tem para receber em parcelas. Como assim?

É simples: se você faz negociações ou vendas em parcelas, acaba gastando para a produção daquele serviço, e recebe isso em pequenas doses. O que uma empresa de Factoring faz é aceitar trocar o seu dinheiro parcelado para te dar a quantia a vista.

Claro que para que essa negociação aconteça existe o desconto de um percentual do valor total, que é de onde sai o lucro da empresa de Fomento Mercantil.

  • Mas se eu não vou ganhar o valor integral, qual é a vantagem?

A vantagem principal é a possibilidade de receber um dinheiro que você precisa na hora em que precisa. Além disso, também podemos destacar que a negociação do percentual pode ser bem mais interessante do que os juros de um empréstimo no banco, por exemplo.

Para quem é indicado o Factoring?

É importante que você entenda o que é factoring, e também saiba identificar se essa é uma estratégia realmente boa para a sua empresa.

De modo geral, as empresas de médio e pequeno porte são as que realmente se aproveitam mais dessa opção financeira. Ela pode ser aplicada tanto para pagamento de dívidas quanto para investimentos no negócio.

  • Factoring é só para quem tem dívidas?

Muita gente acha que o Factoring só deve ser usado quando você tem uma grande dívida. Mas não é bem assim. Você também pode utilizar esse adiantamento de capital para realizar planos e investimentos.

Ou ainda você pode utilizar isso para evitar endividamentos. Quem tem um bom planejamento financeiro, por exemplo, consegue prever problemas, e com isso se antecipar para que eles não se tornem desastrosos.

Mas afinal, o Factoring está amparado pela lei?

É fundamental que você entenda o que é Factoring, e compreenda que não se trata de uma prática de agiotagem. Enquanto essa é ilegal e não possui nenhum respaldo jurídico, o Factoring está previsto na Constituição Federal e pelo Código Civil.

Para que a negociação seja aprovada, ambas as partes devem concordar com as cláusulas de um contrato, e você terá que comprovar os valores que estão por vir. Assim existe a garantia de que o negócio que está sendo fechado entre você é realmente idôneo.

  • Não sofra com os juros. Aposte em factoring!

A grande questão a respeito do fomento mercantil é que não há incidência de juros, pois não se trata de uma instituição financeira. O valor descontado é para ter uma garantia mediante uma inadimplência de um pagante, por exemplo.

Pronto! Entenda o que é Factoring e tenha total segurança para realizar esse tipo de transação se achar pertinente. As empresas de factoring atuam em todo o país, e podem ser uma grande ajuda para o médio ou pequeno empresário.

Adicionar comentário