escolher uma factoring

Quando devo Escolher uma Factoring?

Sua empresa passa atualmente por momentos nos quais o fluxo de caixa aponta para o negativo? Isso pode ser altamente prejudicial a longo prazo, caso a situação não seja devidamente contornada.

Uma das opções para isso é contar com uma empresa de Factoring para a resolução da questão. Porém, caso não seja feito no momento certo, sua empresa poderá sofrer com mais prejuízos. Ou seja, é necessário planejamento e melhor compreensão da situação atual do negócio.

Continue lendo e identifique quando deve escolher uma Factoring e tire suas dúvidas sobre o tema.

O que é a Factoring?

Factoring diz respeito a uma troca realizada entre uma organização e uma empresa especializada em questões financeiras. O seu negócio vende as faturas (ou seja, os recebíveis) para uma empresa financeira (a Factoring). Será ela a responsável por realizar a cobrança das faturas dos clientes, passando os direitos creditórios para a outra organização.

Elas realizam, anteriormente, o valor do título, o tempo de duração do crédito e quem é o devedor, bem como avaliam o risco da operação, verificando se vale a pena a aquisição do título de crédito.

É importante ressaltar que as Factorings não são bancos. Sendo assim, não se trata de uma operação de crédito, não é uma atividade financeira e, também, não se trata de uma operação de agiotagem. Se trata de uma operação legal de transferência de créditos para uma empresa especializada.

Quais os benefícios de contar com uma Factoring?

Há uma série de benefícios ao pensar em contratar uma Factoring para sua empresa. São elas:

  • consegue obter um crescimento mais rápido da sua empresa;
  • ajusta o capital de giro de acordo com a demanda da empresa;
  • auxilia no momento de abertura de um negócio, para evitar problemas financeiros;
  • auxilia quando os seus recursos são limitados;
  • relação mais direta entre empresa e equipe;
  • antecipação dos valores de venda de créditos;
  • dá uma maior estabilidade para o negócio;
  • permite uma maior consolidação do mercado;
  • permite prospectar um aumento de clientes com maior poder financeiro.

Qual o momento certo para escolher uma Factoring?

Algumas questões precisam estar bem-resolvidas na organização para definir o momento certo para escolher uma Factoring, para que ele traga, de fato, os resultados que você espera. Em primeiro lugar, por não serem organizações que foquem no mercado econômico, elas priorizam pessoas jurídicas e o fomento comercial. Assim, é fundamental que sua empresa esteja alinhada a esse quesito.

O melhor momento é quando a realidade da sua empresa aponta uma necessidade para os serviços oferecidos pela Factoring. É preciso entender, também, que há incidência de gastos sobre os serviços de compra de dívidas e, também, que elas avaliam criteriosamente seu negócio antes de aceitar obter os valores. Por isso, é fundamental realizar uma avaliação interna antes de qualquer coisa.

Para decidir se é o melhor momento, verifique algumas questões internas primeiramente, tais como:

  • analise indicadores de liquidez;
  • verifique a atual situação da rentabilidade do negócio;
  • quais são os prazos médios de pagamento e recebimento;
  • faça o fluxo de caixa planejado para seu negócio;
  • compreenda como funciona o ciclo operacional e o capital de giro do seu negócio.

A partir disso, é possível avaliar se o seu negócio está no momento de utilizar o serviço de uma Factoring e se ela, de fato, poderá se beneficiar isso.

Entendeu como Escolher uma Factoring?

Está buscando uma empresa de Factoring em Manaus ou tem alguma dúvida sobre os serviços de uma empresa de Factoring? Deixe nos comentários e responderemos a você!

Adicionar comentário