Financiamento Empresarial – é sempre uma boa ideia?

Se você é empresário, com certeza já se deparou com aquele momento em que precisa de um dinheiro rápido.

Seja para investir em alguma oportunidade única, expandir ou até mesmo quitar aquele fornecedor que está atrasado.

Nesses casos a maioria das pessoas busca um Financiamento Empresarial. Com ele espera-se realizar sonhos, expandir, e é claro, lucrar muito. Mas a realidade não é bem essa. Na vida real, a grande maioria dos empresários que busca um financiamento nunca conseguem aprovação, e quando conseguem, acabam fazendo sem analisar corretamente a saúde financeira da empresa e com isso acabam se endividando e muitas vezes precisam fechar as portas.

 

Como garantir que um Financiamento Empresarial é uma boa ideia?

A primeira coisa que você tem que fazer é fazer uma analise financeira da sua empresa. Somente ela poderá te indicar se buscar um Financiamento Empresarial é uma boa estratégia nesse momento.

Você precisa garantir que o valor das parcelas que você vai pagar realmente cabem no orçamento da empresa e que não vão impedir que você realize pagamentos básicos, como matéria prima e mão de obra ou contas básicas, como de energia elétrica.

Lembre-se de contabilizar todo o seu capital de giro para ter certeza de que tudo sairá dentro do planejado.

 

Estou buscando uma forma de financiar meu capital de giro

Se você está buscando um financiamento empresarial com intuito de suprir a demanda do seu capital de giro, saiba que você tem outras opções que são mais viáveis.

Algumas financeiras e alguns bancos oferecem modalidades especificas de empréstimo para capital de giro. Além disso, nesses casos, é sempre procurar algum banco do governo – como o BNDES – para conseguir taxas de juros menores.

Mas, além desses financiamentos, existe uma outra forma de você levantar esse dinheiro: através do Factoring.

Se no seu capital de giro você possui duplicatas, notas fiscais ou boletos a receber, saiba que você pode entrar em contato com a Casa de Factoring para antecipar esses recebimentos e suprir suas necessidades de capital de giro sem precisar de um financiamento empresarial, que normalmente possui juros altos.

A grande vantagem do Factoring é que a burocracia é muito menor do que a que você vai se deparar ao solicitar um empréstimo. Mas as vantagens não param por ai: você também vai pagar juros menores do que no financiamento. Ou seja, dinheiro mais rápido, com menos burocracia e pagando juros menores.

Caso você não tenha contas a receber, está na hora de você começar a pensar a respeito disso. Dar um prazo para seus clientes pagar pode significar um grande aumento nas vendas e consequentemente nos lucros! Com a Casa de Factoring você consegue dar o prazo para seus clientes te pagarem, se destacar em relação aos seus concorrentes e ainda receber na hora!

 

O Financiamento Empresarial é a melhor opção para mim, como consegui-lo?

Você pode buscar o banco no qual você já possui conta. Normalmente é mais fácil conseguir a aprovação lá. Mas cheque em outros bancos também, já que as taxas de juros podem variar bastante.

Lembre-se de checar em bancos do governo: BNDES e FINAME. Você vai encontrar diversas linhas de crédito disponíveis para diversos setores. Recomendamos checar diretamente nesses bancos pois apesar da burocracia ser um pouco grande, normalmente as taxas de juro são bem menores do que os bancos particulares.

Além disso, você também pode fazer o pedido pela FINEP e em Bancos Regionais e de Fomento.

Vale lembrar que se você é MEI, você pode encontrar dificuldades em conseguir um Financiamento Empresarial. A grande maioria deles trabalha com Milhões de reais, o que está bem distante da realidade e necessidade dos MEIs.

Mas não precisa se preocupar. Aqui você poderá ver mais informações de Financiamento Empresarial para MEI e Micro Empresários.

Adicionar comentário