Financiamento para MEI – como conseguir?

A maior queixa dos MEIs é a falta de opções quando o assunto é conseguir um empréstimo. A grande maioria dos financiamentos são voltados para grandes empresas e se fala em milhões de reais. E sejamos honestos, até mesmo 1 milhão de reais está muito acima do que um MEI poderia pagar.

Então qual a solução?

Alguns bancos possuem linhas de crédito específicas para MEI

Apesar de ser muito difícil conseguir aprovação, alguns bancos possuem linhas de crédito específicas para MEI. Nesse caso o empréstimo só é liberado se for para comprar equipamentos, para ser utilizado como capital de girou ou para arcar com reformas necessárias e normalmente é liberado até R$20.000,00.

Mas vale ficar atento: os juros são tão altos quanto em qualquer modalidade de empréstimo.

É necessário avaliar a real necessidade desse empréstimo e só realiza-lo se você tiver certeza de que poderá pagar.

Contabilidade da MEI

Quem tem MEI não tem necessidade de ter um contador. E pode, inclusive, receber diretamente em uma conta pessoa física do banco, sem necessidade de abrir uma conta pessoa jurídica.

Apesar de essas serem facilidades para o MEI, pode acabar se tornando um grande problema quando o assunto é contabilidade.

Muitos MEIs acabam não sabendo diferenciar o que é dinheiro da empresa do que é dinheiro pessoal, tornando tudo uma verdadeira bagunça. O grande problema de não ter essa distinção é que um empréstimo pode acabar afetando diretamente o orçamento familiar, levando a inadimplência.

Como conseguir Financiamento para MEI

Se você tem uma contabilidade estruturada, sabe quanto de dinheiro entra na empresa e quanto de dinheiro é retirado mensalmente para sua conta bancária, então você está no caminho certo e pode ser que o Financiamento acabe realmente sendo uma boa opção para você.

Nesse caso, comece procurando o banco onde você tem conta. Se for conta pessoa Jurídica, melhor, mas caso não tenha, pode ser a conta pessoa física mesmo.

Mesmo se eles te oferecerem boas opções de crédito, ainda é uma boa ideia checar em outros bancos, para garantir que você está conseguindo um empréstimo com a menor taxa de juros.

Se você está em dúvida sobre qual banco procurar, comece pela Caixa Economica Federal e aproveite para checar o BNDES também. Ambos possuem boas linhas de créditos para MEI.

Outras opções além do Financiamento

Você já ouviu falar de Factoring? O Factoring é uma excelente opção para quem vende a prazo para seus clientes. Como o MEI costuma ter uma rentabilidade mais baixa, qualquer venda a prazo pode desestruturar todo o orçamento.

Se você trabalha com vendas a prazo, o factoring pode te ajudar pois com ele você pode receber imediatamente as suas Duplicatas, Notas Fiscais e Boletos emitidos a prazo.

A grande vantagem do factoring em relação a um Financiamento para MEI é que você não tem tanta burocracia para consegui-lo, além das taxas de juros serem muito menores.

 

Não faço vendas a prazo, e agora?

Se você se interessou pelo factoring mas não faz vendas a prazo, que tal reconsiderar isso? Pode ser que oferecendo as vendas a prazo para o seu cliente você consiga vender muito mais e aumente os seus lucros.

Com o factoring você vende a prazo, recebe a vista e ainda conquista mais clientes. Clique aqui para solicitar uma proposta.

Adicionar comentário