Funções administrativas para uma pequena empresa

Quando compreendemos o que está relacionado as funções administrativas percebemos que é algo complexo, o qual é aplicado visando maior funcionalidade de um determinado projeto, o qual pode ser ou não uma empresa.

Mesmo em nossas atividades cotidianas a administração está presente, pois é preciso organizar-se para obter uma vida equilibrada. Desse modo, observamos comportamentos administradores em nós mesmos quando organizamos as despesas a cada mês, quando planejamos sair de férias ou quando pretendemos obter algo novo.

Administrar a vida pessoal é importante, fazê-lo em nível profissional é ainda mais, independente do tamanho de sua empresa.

A importância de uma boa administração empresarial

Investir em uma administração de qualidade para a empresa é o mesmo que investir em crescimento dentro do mercado.

Quando ocorre uma má organização das tarefas que contemplam a funcionalidade adequada o rendimento da empresa cai, o que a desfavorece e atrapalha o alcance dos crescentes objetivos.

Muitas ações estão relacionadas a este único ponto, tal como organização dos processos em geral; as finanças da empresa; controle de materiais e os recursos humanos. Observa-se, portanto, que cada um dos pontos essenciais da empresa depende muito de um funcionamento impecável da administração.

Estar atento a este aspecto da empresa não é mera burocracia, é uma necessidade. Deixar que a administração seja feita de modo incorreto ou sem esmero é permitir que a empresa corra riscos desnecessários frente à concorrência com as demais.

Os conceitos que envolvem a administração

A administração da empresa envolve um conjunto de tarefas individuais, as quais juntas garantem o funcionamento adequado do todo. Cada uma destas compreende um conceito indispensável para se obter sucesso empresarial.

Funções administrativas são em geral divididas em cinco diferentes conceitos, os quais devem ser postos em prática visando o crescimento do negócio. Estas compreendem:

  • Planejar;
  • Organizar;
  • Comandar;
  • Coordenar;
  • Controlar.

O primeiro passo é planejar, o qual está conectado a importância de estar sempre visando o futuro da empresa. É importante ao administrar uma empresa se ter definido qual são os objetivos desta a curto, médio e longo prazo, assim como traçar planos para alcançar cada um destes.

Em seguida a função visa organizar. Neste caso, o tópico refere-se à organização dos materiais de apoio que se tem disponível, ou seja, o que a empresa dispõe e que se apresenta como auxiliar para alcançar os objetivos que foram definidos inicialmente.

O terceiro ponto destaca-se por ser uma importante e complexa tarefa dentre as funções administrativas. Comandar também pode ser compreendido como liderança e, portanto, envolve a direcionar a equipe envolvida nas diversas áreas da empresa, visando motiva-los e orienta-los quando necessário.

Para o quarto ponto, coordenar, compreende-se que envolve colocar os processos em etapa de execução de modo que se tornem funcionais. O responsável por este aspecto busca coordenar os funcionários para que cada etapa seja feita de modo adequado para alcançar determinados objetivos.

O último conceito relacionado às funções administrativas, o controle, é o ponto essencial para compreender as forças e fraquezas que vem compondo a empresa. Deste modo, este aspecto é essencial para que se possa trabalhar o que for necessárias nas demais etapas visando crescimento empresarial.

 Administração para pequenas empresas

Independente do tamanho da empresa compreende-se que ocorre um objetivo em comum: destacar-se no mercado.

Para que a empresa possa prosperar, atingindo os objetivos estipulados para esta é indispensável que haja uma boa administração da mesma.

Administrar uma empresa grande pode se dar como uma tarefa mais complexa, porém esta também é uma tarefa essencial no caso das pequenas.

Ainda que em menor escala as funções administrativas para pequenas empresas são as mesmas que as de maior porte. Desse modo, devem, portanto, obedecer aos principais conceitos administrativos: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar.

Quando se fala em pequenas empresas o quadro geral obviamente será diferenciado de uma empresa que busca crescimento e presença em larga escala no mercado, entretanto, sendo a administração sendo ponto chave do sucesso, este também deve ser aplicado com esmero para que o negócio prospere.

A administração neste caso ocorre, portanto, do mesmo modo que em outras empresas, diferenciando-se apenas em escala. Visar o sucesso de sua pequena empresa é investir em planejamento de objetivos, organização de recursos, comando de ações, execução adequada das funções e compreensão do quadro geral da empresa.

 Importância do equilíbrio na gestão

Assim como em grandes empresas, outro aspecto indispensável para uma administração adequada de seu negócio é visar que exista equilíbrio na área de gestão. Não basta ser excelente em liderar o grupo se não há compreensão de como ocorre o processo de planejamento, é preciso conhecimento global do processo.

Cada um dos envolvidos na administração das funções empresariais, o que inclui os donos e sócios, deve possuir uma compreensão mínima de cada uma das etapas pertinentes ao sucesso empresarial.

Comente suas dúvidas sobre gestão contábil! Conte-nos o que achou dessas dicas.

Adicionar comentário