levar o seu negócio a falência

5 fatores podem levar o seu negócio a falência

Nenhum empreendedor começa um negócio para deixá-lo fracassar, não é mesmo? Afinal ali estão sonhos, desejos, muito investimento e muita luta para que os resultados possam ser alcançados e o sucesso chegue.

Porém, para quem está começando, o caminho pode ser árduo. Uma a cada 4 empresas fecha antes de completar 2 anos de existência. Por isso é fundamental saber qual caminho trilhar para minimizar as chances de um fechamento precoce do seu negócio.

E o primeiro passo é identificar os fatores que podem levar o seu negócio a falência. Continue lendo e tire suas dúvidas sobre este tema.

1. Não buscar conselho com os mais experientes do mercado

Profissionais e empreendedores mais experientes têm os conhecimentos necessários para auxiliar você a tomar as melhores decisões e conseguir definir aquilo que é melhor para seu negócio.

Afinal, essas pessoas já tiveram experiências anteriores, tanto positivas quanto negativas, de forma que você poderá aprender com eles o que fazer e, principalmente, o que não fazer. Então não hesite e busque conselhos com outros parceiros do mercado.

2. Não ter planos de contingência

Nos primeiros anos de existência de uma empresa, é natural que problemas ocorram e afetem a saúde orçamentária mais do que em negócios melhor estruturados. Por isso, é fundamental que as empresas iniciantes tenham planos de contingência.

Eles são fundamentais para saber como agir nos momentos em que sua empresa estiver passando por problemas e crises, para que não tome medidas impulsivas e coloque a saúde do negócio em xeque.

3. Não estruturar adequadamente sua empresa

Como muitos empreendedores novatos não estão acostumados com o mundo organizacional, é natural que eles não tenham conhecimento sobre a estruturação do negócio. E, muitas vezes, um erro comum que acompanha essa questão é o empresário que quer fazer todas as funções do negócio.

Você acha possível trabalhar como gestor financeiro, setor administrativo, vendas, marketing, operações e RH ao mesmo tempo? Não é possível. Por isso é importante estruturar seu negócio e delegar essas funções aos colaboradores especialistas em cada um dos setores.

4. Não rever o planejamento inicial

Muitas vezes isso vem de um grande ego dos empresários, que não admitem que nem sempre os caminhos traçados inicialmente são os melhores para a organização. Você pode ter pensado, inicialmente, em trabalhar com loja física e e-commerce, mas os custos de um local estarem acima do que pode arcar.

Qual a solução? Recuar ou insistir? Provavelmente aqueles que insistirem terão o infortúnio de verem os prejuízos aumentarem até que a falência ocorra. Por isso, não tenha medo: as vezes o melhor caminho para o sucesso é dar um passo atrás no momento.

5. Descontrole contábil do negócio

Se as finanças não vão bem, nenhuma outra área continuará seguindo próspera. Afinal, como conseguir investir, por exemplo, em contratação de especialistas se não há verba destinada para isso?

Ou como desenvolver um novo produto e inovações se não há segurança orçamentária para este tipo de investimento? Complicado, não é mesmo? Por isso, leia nosso artigo e confira quais são os 3 maiores erros financeiros que empresários cometem e evite-os!

Como uma factoring pode auxiliar a sua empresa a fugir da falência

Porém, apesar de todos os cuidados, o descontrole financeiro pode ocorrer, principalmente por causas externas — queda no número de vendas, crise de imagem, queda nas vendas do mercado como um todo, entre outros. Para recuperar a saúde orçamentária, neste caso, são necessárias ações fundamentais para recuperar o prejuízo.

Uma factoring é capaz de antecipar os recebíveis do seu negócio, de forma a diminuir a necessidade de obter um empréstimo junto a instituições bancárias. Com isso, você reduz a perda de capital com o pagamento de juros e tem melhores resultados a longo prazo, aliviando a crise financeira do seu negócio.

Está passando por algum momento complicado em sua empresa e tem recebíveis disponíveis? Entre em contato com a gente e confira o que podemos fazer para auxiliá-lo nessa situação!

Adicionar comentário