necessidade de capital de giro

Necessidade De Capital De Giro | Você Tem? Então Conheça As Opções!

A falta de habilidade em gerenciar a necessidade de capital de giro leva muitas empresas a não conseguem atingir seu objetivo principal, que é ganhar dinheiro.

É justo dizer que toda empresa tem pelo menos uma coisa em comum: o objetivo de ganhar dinheiro. O que elas não têm em comum, no entanto, é como decidem trazer esse dinheiro para dentro da empresa.

O capital de giro é definido como o montante de capital necessário para realizar um negócio ou seus ativos circulantes menos o passivo circulante.

Ao calcular seu capital de giro, você é capaz de entender algo muito mais profundo: sua liquidez. Com essa medida, você pode fazer suposições bastante precisas sobre a eficiência e a estabilidade financeira de sua empresa.

Além do fato de que compreender a sua necessidade de capital de giro pode fornecer uma ótima visão sobre a saúde financeira de sua empresa, o gerenciamento sólido do capital de giro pode permitir que você impulsione seus negócios.

Quando você é capaz de manter um certo nível de capital de giro, você pode não só pagar com sucesso suas despesas e dívidas de curto prazo, mas você também pode escolher a quantidade certa de dinheiro para investir no seu futuro.

Existem muitas habilidades e hábitos diferentes que você pode assumir como dono de uma empresa para obter um melhor controle sobre sua necessidade de capital de giro, mas todas elas levam tempo e, por sua vez, dinheiro.

Em vez disso, você pode obter um melhor controle da saúde financeira da sua empresa recorrendo a uma empresa de factoring. Uma empresa de factoring permite que você venda suas faturas em troca de dinheiro imediato. Depois que suas faturas forem vendidas, a responsabilidade da empresa de factoring é solicitar o pagamento do cliente.

Vender suas faturas para dinheiro imediato diminui suas responsabilidades e fornece uma perspectiva mais sólida sobre a saúde financeira de sua empresa.

necessidade de capital de giro

Necessidade de Capital de Giro e a Saúde do Seu Negócio

Ao subtrair seus passivos atuais (também conhecidos como dívidas de curto prazo de sua empresa) de seus ativos atuais, você deseja obter um valor positivo ou um capital de giro positivo.

Isso pode ser uma boa indicação de que você tem capacidade financeira para saldar dívidas de curto prazo, enquanto capital de giro negativo significa que provavelmente você não tem essa capacidade.

Os investidores e outras partes interessadas desejarão ter uma ideia clara da necessidade de capital de giro de sua empresa, para que possam decidir se sua empresa é financeiramente saudável e se ela está sendo administrada com eficiência.

O capital de giro é um bom indicador de como o estoque de sua empresa, contas a receber, contas a pagar e dinheiro em mãos estão sendo gerenciados. Se essas contas estiverem sendo tratadas de maneira inteligente e sua empresa estiver saudável, isso refletirá no seu capital de giro.

A necessidade de capital de giro é diária para as empresas, pois elas exigem uma quantia regular de dinheiro para fazer pagamentos rotineiros, cobrir custos inesperados e comprar materiais básicos usados ​​na produção de mercadorias.

O capital de giro é um conceito facilmente compreensível, pois está ligado ao custo de vida de um indivíduo e, portanto, pode ser entendido de maneira mais pessoal.

As pessoas precisam coletar o dinheiro que lhes é devido e manter uma certa quantia diariamente para cobrir as despesas diárias, contas e outras despesas regulares.

O capital de giro é uma medida predominante para a eficiência, liquidez e saúde geral de uma empresa. É um reflexo dos resultados de várias atividades da empresa, incluindo coleta de receita, gerenciamento de dívidas, gerenciamento de estoques e pagamentos a fornecedores.

Isso porque inclui estoques, contas a pagar e receber, caixa, parcelas de dívidas vencidas no período de um ano e outras contas de curto prazo.

A necessidade de capital de giro varia de setor para setor e pode até variar entre empresas semelhantes. Isso se deve a vários fatores, incluindo diferenças nas políticas de cobrança e pagamento, o momento da compra de ativos, a probabilidade de uma empresa cancelar algumas de suas contas a receber vencidas e, em alguns casos, os esforços de captação de recursos que uma empresa está realizando.

A Importância do Gerenciamento do Capital de Giro

Quando uma empresa não tem capital de giro suficiente para cobrir suas obrigações, a insolvência financeira pode resultar em problemas legais, liquidação de ativos e potencial falência. Assim, é vital que todas as empresas tenham uma gestão adequada do capital de giro.

O gerenciamento do capital de giro é essencialmente uma estratégia contábil com foco na manutenção de um equilíbrio suficiente entre os ativos e passivos atuais da empresa.

Um sistema eficaz de gestão ajuda as empresas a não apenas cobrir suas obrigações financeiras e definir melhor a necessidade de capital de giro, mas também aumentar seus ganhos.

Gestão de capital de giro significa gestão de estoques, caixa, contas a pagar e contas a receber. Um sistema eficiente de gerenciamento de capital de giro geralmente utiliza índices-chave de desempenho, como a taxa de capital de giro, a taxa de rotatividade de estoque e a taxa de arrecadação, para ajudar a identificar áreas que exigem foco para manter liquidez e rentabilidade.

Uma gestão eficaz do capital de giro promove vários benefícios para os negócios, encaminhando a empresa para o alcance certo de seus objetivos. Alguns desses benefícios, são:

  • Expansão da carteira de investimentos

Os recursos liberados por meio de práticas sólidas de gerenciamento de capital de giro funcionam como uma fonte barata de financiamento que pode ser usada para expansão de projetos existentes ou para investimento em novas esferas de investimento.

  • Maior lucratividade

O aumento da lucratividade é um dos principais objetivos do engajamento na gestão de capital de giro. Uma das maneiras de aumentar a rentabilidade através de uma gestão adequada do capital de giro é a economia de custos financeiros que teriam sido incorridos, mas para o gerenciamento de ativos e passivos de curto prazo.

  • Garantir a disponibilidade de recursos suficientes

Por meio do gerenciamento de estoque, que é um componente do gerenciamento do capital de giro, uma empresa é capaz de garantir que os recursos sejam suficientes o tempo todo. O nível ideal de estoque, por exemplo, é determinado usando alguns modelos fora do escopo deste artigo.

  • Solidifica o status de empresa em funcionamento

Nos negócios, é muito comum encontrar uma empresa lucrativa saindo do negócio se não conseguir atender às necessidades financeiras de curto prazo. As empresas precisam satisfazer suas obrigações de curto e médio prazo para estarem no negócio e ainda permanecerem competitivas.

  • Melhora a eficiência geral de uma empresa

A excelência operacional geral de uma empresa seria muito melhorada por um sistema eficaz de gerenciamento de capital de giro. Onde este sistema está em vigor, as finanças são geridas de tal forma que não constituem obstáculo ou impedimento para qualquer aspecto da entidade, onde os gestores tem a exata noção da necessidade de capital de giro.

necessidade de capital de giro

  • Ajuda a empresa a evitar o excesso de comércio

O overtrading é uma das formas mais rápidas para o insucesso empresarial. Uma característica principal do excesso de comércio é a incompatibilidade de ativos e finanças.

O negócio vai além das metas e objetivos financeiros estabelecidos e, a longo prazo, encontra a ruína. Algumas tendências que sinalizam o overtrading incluirão expansão de negócios descontrolada e desproporcional.

  • Manter boa relação com fornecedores e outros credores

Quando uma empresa se envolve na gestão adequada da importância ou necessidade de seu capital de giro e outros índices financeiros, os credores comerciais e outros credores não comerciais estão preparados para continuar fazendo negócios com ela.

Seu conhecimento da existência desse sistema ajuda muito a aumentar sua confiança nos negócios de modo geral e em seus próprios negócios.

  • Evite a subutilização de recursos

Embora condenemos o excesso de comércio e o etiquetemos como um impacto negativo na funcionalidade do negócio, também devemos reiterar que, sob negociação, pode custar uma fortuna a uma empresa com lucro não obtido. Através da gestão adequada do capital de giro, uma empresa pode garantir que não haja recursos ociosos.

  • Fornece uma melhor visão sobre o verdadeiro estado financeiro de uma empresa

Por meio de índices de capital de giro, analistas e especialistas em finanças podem obter uma melhor compreensão de um negócio. A gestão do capital de giro proporciona ao negócio a oportunidade de olhar mais de perto todos os seus índices financeiros.

  • Atribuição de recursos

A gestão do capital de giro é essencial na alocação de recursos. Ele auxilia o gerenciamento de negócios alocando corretamente os recursos certos para os trimestres apropriados.

Aplicando as proporções reveladas sobre a utilização do sistema de gestão, bem como todas as outras análises necessárias, as áreas com recursos excedentes e a escassez de recursos são identificadas e seguidas rapidamente com uma distribuição apropriada e uniforme dos recursos para todos.

O gerenciamento da necessidade de capital de giro é sinônimo de gerenciamento eficiente de outros recursos no negócio. Outros índices financeiros são considerados, tais como os rácios de volume de negócios, a ração da coleção, a ração do desempenho chave. Tudo isso só pode ser efetivamente alcançado por uma gestão padrão, eficiente e de última geração do capital de giro.

A Necessidade de Capital de Giro em Qualquer Tipo de Negócio

O capital de giro é a quantidade de capital necessária para realizar um negócio. Pode ser um problema para as empresas obterem o capital de giro necessário, especialmente quando estão iniciando.

É por isso que é tão importante as empresas conhecerem o máximo possível sobre como obter o capital necessário para construir seus negócios adequadamente. Se um negócio é pequeno ou grande, os mesmos programas estão disponíveis para aqueles que procuram financiamento.

Os adiantamentos de recebimento de cartão de crédito, são um método eficaz para a obtenção de capital de giro. Este método permite uma injeção de caixa imediata, porque a fonte de empréstimo vai comprar seus futuros recibos de cartão de crédito na forma de um adiantamento em dinheiro.

A grande coisa sobre esta opção é que você pode aplicar com crédito pessoal ou comercial baixo ou estabelecido. Depois de atender as exigências, seu negócio receberá o adiantamento.

O montante que você pode receber é estabelecido a partir dos recibos de vendas atuais. Uma pequena porcentagem será deduzida de seus recibos de cartão de crédito em andamento, e não há pagamentos fixos ou condições de reembolso fixo.

O capital de giro também pode ser obtido com a venda de suas contas a receber. Há muitas vantagens para essa opção, incluindo não ter que desistir da equidade.

Você pode comprar em volume de fornecedores, você pode eliminar a inadimplência, e não há dívida adicional acumulada porque a venda de contas a receber não é considerada um empréstimo.

Existem determinados tipos de cartão de crédito empresariais que oferecem outra opção para a obtenção de capital de giro e proporcionam a sua empresa uma grande flexibilidade.

Você pode acompanhar as despesas dos funcionários, suavizar o processo de adiantamentos em dinheiro, reduzir algumas despesas operacionais, maximizar o potencial do fluxo de caixa e também ajudar as empresas com seus relacionamentos com fornecedores.

O empréstimo permite que as empresas obtenham capital de giro através de bancos de investimento que fornecem capital assegurado pelo capital ou propriedade de ações de uma empresa.

As empresas que normalmente obtêm essa forma de empréstimos estão em um mercado que está crescendo rapidamente ou criaram um nicho para si mesmas.

Há muitas outras opções para financiar um negócio, e por isso é recomendável que você encontre um mecanismo que seja compatível com a necessidade de capital de giro, para ter certeza de encontrar todas as opções de financiamento para o seu negócio.

necessidade de capital de giro

Termos do Capital de Giro

O primeiro lugar para começar a analisar as finanças de uma empresa é através de seus balanços contábeis. Os balanços patrimoniais fornecem a posição financeira de uma empresa em um determinado ponto no tempo (geralmente no final de um trimestre ou ano).

Balanços descrevem os saldos finais dos ativos, passivos e patrimônio da empresa. É onde as informações necessárias para calcular o capital de giro de uma empresa são encontradas.

Ativos

Os ativos de uma empresa são quaisquer itens de valor econômico que uma empresa possui ou controla. Os ativos podem fornecer benefícios imediatos ou futuros.

Também pode incluir custos pagos antecipadamente (por exemplo, seguro pré-pago, aluguel pré-pago, etc.). Exemplos de ativos são dinheiro, contas a receber, estoques, suprimentos, terrenos, edifícios e equipamentos.

Os ativos são considerados ativos correntes quando se espera que sejam liquidados em dinheiro ou utilizados dentro de um ano.

  • Responsabilidades

Os passivos de uma empresa são quaisquer dívidas ou obrigações financeiras das quais uma empresa é responsável devido a suas operações comerciais.

Os passivos geralmente incluem “pagável” no título de sua conta no balanço. Exemplos de passivos são títulos a pagar, contas a pagar, salários a pagar e impostos a pagar. Passivos são considerados passivos circulantes se as dívidas ou obrigações são devidas no prazo de um ano.

 

Adicionar comentário