o que é factoring

O Que É Factoring E Como Pode Ajudar Sua Empresa De Forma Imediata

Se você precisa de dinheiro rápido para capital de giro ou simplesmente expandir seu negócio, saiba o que é factoring e como pode ser utilizado de forma estratégica na sua empresa.

Factoring é uma atividade comercial conjugada na compra de direitos de créditos com a prestação de serviços, e depende exclusivamente de recursos próprios. Em outras palavras, é uma transação na qual a organização vende suas faturas ou contas a receber a uma empresa financeira de terceiros (factoring).

A empresa de factoring, por sua vez, é quem cobrará o pagamento dessas faturas. Por isso, muitos dizem que factoring é uma espécie de contas a receber. O Factoring administra créditos gerados por vendas a prazo, ou seja, é compra e venda de direitos creditórios.

o que é factoring

O Que É Factoring

Para você entender melhor, vamos rever um pouco de história. Entre os séculos XIV e XV, na Europa, comerciantes queriam ampliar a área de atuação para novas colônias.

Assim, nasceu a figura do factor, um agente mercantil que negociava e vendia mercadorias a terceiros em troca de comissão. Com o passar do tempo, os agentes começaram a antecipar o pagamento das mercadorias aos fornecedores, cobrando posteriormente dos compradores.

A primeira factoring constituída de maneira formal surgiu na Inglaterra, em 1808. Mais de um século depois, precisamente em 1982, o Brasil vivenciou o surgimento da Associação Nacional das Empresas de Fomento Comercial. Com isso, a atividade de factoring foi formalmente reconhecida em território brasileiro.

Esse tipo de operação não deve, em hipótese alguma, ser entendida como empréstimo e destina-se principalmente às pequenas e médias empresas (é exclusiva para Pessoas Jurídicas). O escopo do factoring é adiantar o capital que o cliente receberá a prazo, mediante a cobrança de um fator pelo risco da negociação.

Sendo assim, caso o cliente precise de capital de giro imediato para pagar seus fornecedores ou até mesmo investir em equipamentos, também poderá procurar por uma empresa de fomento comercial (as factorings) para adiantar seus recebíveis e evitar endividamentos com bancos e financeiras.

Ou seja, o factoring pode ser usado, inclusive, como decisão estratégica do setor financeiro da empresa e não somente em casos de dificuldades ou emergências.

Objetivos do Factoring

Além de conhecer o que é factoring, saiba também quais os maiores objetivos desta atividade comercial.

O factoring foi criado com o objetivo de:

  • Congregar todas as pessoas jurídicas que se dediquem às atividades de fomento comercial;
  • Difundir e valorizar o fomento comercial como atividade geradora de riqueza;
  • Representar e defender os interesses do fomento comercial, atuando, para esse fim, junto aos poderes públicos federais, estaduais e municipais e entidades do setor privado;
  • Estimular o desenvolvimento e aprimoramento tecnológico do fomento comercial, buscar difundi- lo no segmento das pequenas e médias empresas, através de cursos e seminários;
  • Celebrar acordos e convênios de colaboração técnica ou de prestação de serviços com entidades públicas ou privadas;
  • Firmar alianças e parcerias de interesse;
  • Defender os interesses das empresas associadas;
  • Orientar e preservar o segmento do fomento comercial dentro da legalidade.

Demais disso, foi criada a Agência Nacional de Factoring, com o objetivo de reunir todos os factors do Brasil, valorizar e defender os interesses do fomento comercial e estimular o desenvolvimento tecnológico dessa atividade.

O factoring é uma atividade empresarial que há mais de 20 anos vem aumentando seu espaço na economia do Brasil.

Para entender melhor o que é factoring, vamos rever um pouco de história. Entre os séculos XIV e XV, na Europa, comerciantes queriam ampliar a área de atuação para novas colônias.

Assim, nasceu a figura do factor, um agente mercantil que negociava e vendia mercadorias a terceiros em troca de comissão. Com o passar do tempo, os agentes começaram a antecipar o pagamento das mercadorias aos fornecedores, cobrando posteriormente dos compradores.

Como Factoring Pode Ajudar Você?

Imagine que sua empresa agora fez uma venda para um cliente que pagará a prazo. Em época de crise, o nível de inadimplência está alto e o fluxo de caixa não está colaborando. Para completar, sua empresa precisa comprar matéria-prima, mas não tem dinheiro em caixa.

Você precisa de dinheiro imediato e por isso recorreu ao factoring. A empresa de fomento e a sua negociaram títulos a receber e, como resultado, a receita foi antecipada.

Resumindo, o factoring compra à vista o faturamento de suas empresas clientes para depois receber a prazo. Pela prestação de serviço e o risco assumido (afinal, a empresa de factoring não têm garantia de que seu cliente pagará), é cobrado um valor chamada de fator de compra, o qual é representado pelo diferencial entre o valor de face e o valor de aquisição dos títulos negociados.

O fator de compra compõe-se dos itens:

  • Custo de oportunidade dos recursos da contratada;
  • Despesas operacionais e de cobrança;
  • Carga tributária; e
  • Expectativa de lucro e risco.

Empresas de Factoring vs. Financeiras

Uma financeira empresta dinheiro ao cliente mediante a cobrança de uma taxa de juros mensal, podendo captar fundos de terceiros para sustentar suas atividades. Legalmente, a financeira é equiparada aos bancos e responde às regras do Banco Central do Brasil.

A empresa de factoring, por sua vez, adquire títulos creditórios de seus clientes, cobrando apenas o fator de compra pela transação. No caso de uma loja de eletrônicos, por exemplo, suponhamos que houve a venda de uma televisão parcelada em 10 vezes. Porém, o dono da loja precisa do dinheiro naquele exato momento.

Então, ele vende o título creditório para uma factoring, recebe o dinheiro da sua venda à vista, com um baixo percentual descontado e a factoring cobra as parcelas do comprador da televisão conforme seus vencimentos.

Além disso, as factorings são reguladas pela Receita Federal e pelo COAF – Conselho de Controle de Atividades Financeiras.

Entendendo o que é factoring, você percebe que não se trata de empréstimos financeiros. Na verdade é uma troca: o cliente cede o direito sobre os títulos creditórios à factoring e ela faz o pagamento sobre o valor dos mesmos. Simplificando a ideia: a empresa de factoring faz um adiantamento de recebíveis.

o que é factoring

Vantagens do Factoring

O fluxo de caixa é fundamental para o sucesso de todos os negócios. À medida que uma empresa cresce e precisa acelerar o fluxo de caixa, as pequenas empresas geralmente recorrem primeiro aos bancos para obter financiamento.

No entanto, com os rígidos padrões de crédito, os bancos nem sempre podem acomodar totalmente as necessidades de financiamento de uma empresa.

Quanto mais você conhece sobre o que é factoring, mais assimila que é uma ótima opção de financiamento, podendo fornecer o capital de giro que a sua empresa necessita, pois fatoração de contas a receber é o financiamento resultante de um negócio que vende seus recebíveis para uma empresa de factoring. O montante disponível geralmente depende do volume da fatura.

Veja algumas vantagens de considerar o factoring como uma excelente alternativa de financiamento para as empresas que precisam de soluções imediatas e o mínimo de burocracia.

Maior financiamento

Como o factoring se baseia principalmente em contas a receber, pequenas empresas com grandes quantidades de recebíveis por bens ou serviços vendidos a clientes financeiramente fortes, podem frequentemente obter um valor maior de retorno do que se qualificariam para financiamentos bancários convencionais.

Isso ocorre porque o factoring é baseado na força de crédito de seus clientes. Os bancos observam mais a força do crédito de sua empresa para apoiar seus empréstimos. Consequentemente, muitas vezes as empresas de factoring podem fornecer mais financiamento mais rapidamente do que os bancos.

Necessidade atendida com maior rapidez

A maioria das linhas de factoring de contas a receber pode ser aprovada e ativamente financiada em pouco tempo. Os bancos normalmente exigem mais tempo para realizar a análise de crédito de sua empresa, inclusive até mesmo aguardando o encerramento do próximo período fiscal ou a auditoria dos resultados.

A maior agilidade das empresas de factoring é porque essas empresas têm requisitos mais simplificados. Mais uma vez, elas são capazes de fazer isso, porque estão confiando significativamente na força de crédito de seus clientes.

Expansão de financiamento conforme você cresce

A maioria das empresas de factoring pode expandir seu financiamento à medida que seu negócio cresce, mesmo que sua empresa tenha pouco histórico de desempenho de tal negócio.

As empresas de factoring não têm burocracia que atrapalhe o aumento do tamanho da linha de crédito. Então você não é susceptível de “superar sua linha” tão facilmente. Apenas certifique-se de ter uma empresa de factoring grande o suficiente para acomodar suas ambições de crescimento.

Você não paga juros – não é empréstimo

Uma empresa de factoring não está fazendo empréstimos. Ela está comprando as contas a receber em dinheiro. Isso tem o mesmo resultado de aumentar o capital de giro, mas muitos contadores não mostrariam isso como um passivo no balanço patrimonial da maneira como um empréstimo bancário apareceria.

Ao contrário de outros tipos de finanças, o factoring não resulta num aumento das responsabilidades do negócio. Portanto, também não há impactos adversos nos índices financeiros. Apenas envolve a conversão de dívidas em dinheiro líquido.

Portanto, o factoring, em vez de tomar empréstimos, reduz a dívida do balanço, resultando em uma relação dívida / patrimônio mais baixa.

Menos custo do que a equidade

Na necessidade de financiamento, muitas empresas recorrem a investidores em ações. Para alguns fins de investimento e expansão de negócios, não há substituto para o capital próprio.

No entanto, a maioria dos investidores de capital espera retornos mais altos do que os custos de factoring de contas a receber e as novas contribuições de capital diluem a participação acionária dos proprietários existentes, muitas vezes até mesmo mudando o controle. A maioria dos contratos de factoring não tem efeito dilutivo sobre os acionistas.

O índice de inadimplência diminui

Muitas empresas de factoring verificam faturas com seus clientes e acompanham prontamente se suas faturas não forem pagas a tempo. Esses lembretes geralmente resultam em pagamentos mais pontuais e libera você e sua equipe de ter que executar essas tarefas administrativas.

Ao vender as faturas, os gerentes de negócios podem se sentir livres da tarefa de cobrança dos clientes. Os recursos empregados no departamento de contas a receber podem ser direcionados para operações comerciais, planejamento financeiro e crescimento futuro.

Fluxo de Caixa Imediato

Este tipo de financiamento encurta o ciclo de cobrança em dinheiro. Ele fornece uma rápida realização de caixa vendendo os recebíveis a um fator de compra. A disponibilidade de dinheiro líquido às vezes se torna decisivo para agarrar uma oportunidade ou perdê-la.

O aumento de caixa proporcionado pelo factoring está prontamente disponível para despesas de capital, garantindo uma nova ordem ou satisfazendo uma condição imprevista.

As empresas de factoring fornecem fundos mais rapidamente do que as empresas bancárias. A exigência de documentação é menor e realização mais rápida de fundos é outro diferencial em comparação com outras instituições financeiras.

o que é factoring

Evasão de dívidas incobráveis

O factoring é de dois tipos – com recurso e sem recurso. Sob o factoring sem recurso, no caso de dívidas incobráveis, a perda é suportada pelas factorings. Assim, o vendedor não tem nenhuma obrigação para com a empresa de factoring, uma vez que vendeu seus recebíveis optando por esta modalidade.

Na modalidade factoring sem recurso, o dinheiro é liberado assim que os pedidos são faturados e está disponível para investimento de capital e financiamento de seus próximos pedidos.

Nenhuma exigência de garantia

Os adiantamentos são estendidos com base na força das contas a receber e sua salubridade no crédito. Ao contrário do crédito à vista e do crédito a descoberto, as factorings não exigem garantias. Novos negócios, startups podem facilmente aproveitar os adiantamentos de seus recebíveis.

Análise do cliente

As empresas de factoring fornecem conselhos valiosos e insights para o vendedor em relação à força de crédito da parte da qual os recebíveis são provenientes. Elas podem conceder informações úteis sobre a posição de crédito de seus clientes e ajudá-lo a negociar melhores condições com seus fornecedores e clientes em contratos futuros.

Economia de tempo

O factoring pode poupar tempo e esforço que seriam gastos na cobrança de clientes. Essa energia pode ser redirecionada para outros empreendimentos de desenvolvimento de negócios, como vendas, marketing e desenvolvimento de clientes.

Investindo no seu crescimento

Você pode usar o dinheiro instantâneo para gerar crescimento, talvez contratando outro vendedor que trará mais negócios. Ou comprar um anúncio que alcance novos clientes. Ou comprar um equipamento que acelere a produção.

Se você precisa de acesso imediato a dinheiro e já sabe o que é factoring, com certeza não tem mais dúvidas de como este sistema lhe proporciona exatamente o que você precisa para impulsionar seu negócio.

 

Adicionar comentário