Tipos de Financiamento – como escolher o melhor

Empreendedores precisam lidar com dinheiro diariamente, mas quando o assunto é buscar formas de aumentar o dinheiro em caixa, muitos ainda ficam confusos.

Você conhece todos os tipos de financiamento? Será que sabe qual a melhor opção para a sua situação atual?

Todos nós estamos familiarizados com os Financiamentos de Imóveis e de Carros, mas quando precisamos de dinheiro para alguma outra coisa, começa a confusão.

Tipos de Financiamento

Financiamento para máquinas e equipamentos

Se você está buscando financiamento para máquinas e equipamentos, saiba que você pode contar com o BNDES. Ele possui uma linha de financiamento chamada FINAME, que é especifica para isso – e ainda engloba veículos

Outra opção para quem busca dinheiro para comprar maquinário é o Leasing. Nesse caso o banco é o proprietário do bem, que fica como garantia caso você não consiga arcar com as prestações.

Financiamento de projetos

Alguns bancos, como o BNDES também oferecem uma modalidade de financiamento chamada Project Financing ou Financiamento à Projetos. Com esse tipo de financiamento é possível conseguir dinheiro para grandes projetos, como por exemplo a construção de uma fábrica.

Você deve submeter seu projeto à financiadora, que vai analisar os riscos do projeto, necessidade de capital, de giro, etc e vai liberar – ou não – o dinheiro para você.

Crowdfunding

Essa modalidade de financiamento vem crescendo bastante, mas normalmente funciona mais com alguns nichos específicos ou com projetos sociais.

No crowdfunding você apresenta  o seu produto ou projeto e as pessoas interessadas vão fazer pequenos investimentos para ajudar no lançamento.

Normalmente funciona quando se tem um público altamente engajado que busca um produto específico. Se você tiver meios de produzir esse produto mas estiver faltando apenas o dinheiro, essa é uma excelente opção.

Factoring ou Antecipação de Recebíveis

Essa é a modalidade oferecida pela Casa de Factoring. Com ela você pode antecipar o recebimento de duplicatas, notas fiscais e boletos que ainda não foram pagos pelos seus clientes. A grande vantagem dessa modalidade de financiamento é que você vai pagar taxas de juros bem baixas quando comparado às outras modalidades (excluindo-se o crowdfunding).

Além disso, o Factoring te permite uma vantagem competitiva: você pode vender seus produtos ou serviço e dar um prazo para que seus clientes façam o pagamento sem que isso cause grandes prejuízos no seu capital de giro.

Você vende a prazo, recebe a vista e paga poucos juros.

Para ser nosso cliente e começar a receber a vista, basta clicar aqui.

Qual o melhor tipo de financiamento para mim?

Em primeiro lugar, analise o motivo pelo qual você está precisando de um financiamento. Se você estiver com muitas contas a receber e pouco fluxo de caixa, o Factoring é a melhor opção para você.

Se você estiver buscando dinheiro para compra maquinário e equipamentos,a melhor opção é buscar um financiamento especifico, como os fornecidos pelo BNDES. Normalmente o Leasing possui melhores taxas de juros, já que o seu equipamento ficará como garantia. Mas lembre-se de checar se você realmente conseguirá arcar com o pagamento das parcelas, uma vez que caso haja algum atraso o banco poderá enviar os equipamentos para leilão.

Já se você tem algum projeto bacana, um bom plano de negócios e grandes chances de ter um empreendimento lucrativo mas não tem o dinheiro necessário, vá direto para o Financiamento à Projetos.

Não importa qual tipo de financiamento você vai escolher, lembre-se de sempre estudar quais as melhores opções de juros e se você realmente vai conseguir arcar com as parcelas, evitando a inadimplência.

 

Adicionar comentário