Vale a pena ceder o controle do seu negócio em troca de investimento?

Quer expandir sua empresa, mas não tem recursos? Vale a pena ceder o controle que você tem sobre sua empresa por investimento? Quando eu devo ceder?  

Essas e outras dúvidas são comuns aos empreendedores em algum momento, principalmente quando a empresa passa por dificuldades ou instabilidades econômicas ou quando há uma necessidade de expansão.  

Ceder ou não o controle não vem a ser uma tarefa fácil e deve ser pensada de forma estratégica, avaliando os pontos positivos e negativos, além do quanto de investimento financeiro 

Em termos gerais, quando a empresa não vai muito bem e precisa de investimentos, ceder o controle é praticamente inevitável para que ela não acabe tendo um fim. Mas neste contexto, o empreendedor deve ter em mente que é uma necessidade, que pode ser passageira e que não pode perder a motivação para continuar.  

Está pensando em ceder o controle do negócio por um investimento financeiro? Então acompanhe para saber se vale ou não a pena no seu caso. 

Ceder ou não o controle do negócio: o que observar? 

Para facilitar a decisão faça as seguintes indagações: 

  • Se não houver o investimento a empresa corre o risco de encerrar suas atividades? 
  • A expansão da empresa trará aumento dos lucros? 
  • O modelo de negócio mudará com a expansão/investimento? Você está pronto para isso? 
  • Qual será sua postura ante a perda do controle da empresa? 

Se para as duas primeiras perguntas a resposta for afirmativa, a sua empresa pode ser beneficiada com a expansão. Agora, faça uma análise pessoal das duas últimas perguntas, responda-as para si mesmo e imagine como seria o cenário pós-investimento.  

Dito isso, deve estar se perguntado o quanto de controle empresarial ceder em troca do investimento. Para tanto, a maioria dos estudos apontam que o investimento não seja superior a 20% da empresa, evitando que haja a diluição do negócio e desmotivação dos envolvidos.  

Além disso, esse valor não prejudica a entrada de novos investimentos levando em consideração que a empresa possa vir a precisar novamente. 

Contudo, seja positivo em relação a ceder um pouco do controle de sua empresa, isso nem sempre vem para trazer problemas a você, muitas vezes pode ser somente soluções.  

Vale também lembrar que uma forma de ceder controle sem causar problemas a você e a sua empresa é escolher investidores que tenham a ver com o ramo, com os princípios e objetivos da empresa.  

Por fim, se ceder o controle em troca de investimento não faz parte do que você espera, consulte outras formas de obtenção de créditos. 

Comente suas dúvidas sobre créditos e investimentos! Conte-nos o que achou dessas dicas.

Adicionar comentário